Sexta-feira, 17 de abril de 2015 - 16h48
Representantes de organizações e movimentos sociais de defesa de direitos da criança e adolescente em Rondônia, estiveram reunidos com o deputado federal Marcos Rogério (PDT/RO), relator da proposta favorável a redução da maioridade penal, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A roda de conversa ocorreu nesta sexta-feira (17), no plenarinho da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/ Seccional Rondônia, em Porto Velho.
Participaram da reunião representantes: do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente ‘Maria dos Anjos’ – Cedeca/RO, Francisco Marto; da Associação Nacional de Centros de Defesa da Criança e do Adolescente, Vinicius Valentin Raduan Miguel; da Comissão de estudos Constitucionais da OAB/RO, Otavio Viana; Levante Popular da Juventude, Walisson Rodrigues; Centro Acadêmico de Direito da Universidade Federal de Rondônia/Unir, Maria Clara; o presidente do Comitê Estadual de Combate a Tortura, Ezequiel Roque do Espírito Santo, e o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Rondônia – Asdepro, Andre Vilas Boas Machado.
Assista debate da menoridade no programa Tempo Real da TV Candelária
Na oportunidade, os representantes abordaram as conseqüências negativas da aprovação da redução da maioridade, a violação de direitos humanos que atingem os adolescentes, o descaso do Estado com a juventude, entre outros temas.
Em resposta, o parlamentar destacou o atual cenário desfavorável da Câmara, que nos últimos meses tem aprovado diversos projetos de endurecimento penal. “É um debate que precisa ser feito. A proposta defende a redução apenas para crimes hediondos: homicídio, tentativa de homicídio, estupro, seqüestro e latrocínio”, explicou. “Caso a proposta seja levada ao plenário antes da conclusão do relatório da comissão especial, corre o risco de ser aprovado com exceção para estes tipos de crimes, motivada pela pressão popular que é a favor da redução”, alertou citando a pesquisa do Data Folha.
Segundo o representante da Anced, Vinicius Miguel, falta mais informações sobre o assunto. As estatísticas apontam que apenas um a três crimes violentos são cometidos por adolescentes. “Punir mais esses adolescentes por uma porcentagem ínfimas de crimes, em termos totais, não vai significar grande coisa no combate ao crime e na redução da violência”, disse.
Militante de direitos da criança e adolescente há mais de 20 anos, Francisco Marto disse que a aprovação dessa redução aumenta o risco de morte de adolescentes. “O Brasil não poder sua população jovem, que sofre com preocupante índice de extermínio, principalmente de jovens afrodescendentes e internos de unidades socioeducativas”, destacou.
Marcos Rogério enfatizou que está aberto para debates e esclarecimentos. Ele disse ainda, que audiências públicas serão realizadas na Câmara com a participação de especialistas para debater a proposta. A Anced é uma das instituições citadas para participar. Além disso, há possibilidade das audiências serem realizadas também nos estados e a Assembleia Legislativa de Rondônia, segundo o deputado, já manifestou interesse em realizar.
Otavio Viana, representante da Comissão de Estudos Constitucionais concluiu que a reunião com o deputado Marcos Rogério foi importante para marcar posição e destacar a resistência dos movimentos sociais a aprovação da redução da maioridade penal.
Fonte: Rosiane Vargas
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d