Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Orçamento 2010 do Município de Porto Velho é aprovado



A Câmara Municipal de Porto Velho entrou em recesso parlamentar ao encerrar a segunda votação de todas as matérias oriundas do Executivo que se encontravam pendente. Todas foram aprovadas. Entre elas, o Orçamento para 2010, de R$ 643 milhões. E a prestação de contas do prefeito Roberto Sobrinho referente ao exercício de 2007. Acordo entre o poder executivo e o poder legislativo resultou na retirada das emendas ao orçamento que foram apresentadas pelos vereadores. 

Em sessão ordinária e extraordinária, foram aprovados em primeira e segunda discussão 13 matérias do executivo. Na primeira votação aprovaram-se as 14 matérias que constavam na pauta. Na segunda, foi retirado, a pedido do líder do governo, Marcelo Reis, o Projeto de Lei 2.620 revogando a doação de uma área de terra para a Associação dos Servidores da Justiça Federal de Rondônia. A terra é da União, que a requereu, e não do município. Foi uma doação equivocada. Mas entrou na pauta na última hora matéria do vereador José Wildes que autoriza o Executivo a transformar em pecúnia o auxílio Transporte que é pago aos servidores do município. 

Entre as matérias do executivo, foram aprovadas três matérias de interesse da Secretaria de Educação. Entre elas a criação do Centro de Formação dos Profissionais da Educação e a que denominou de Escola de Música Som na Leste, a escola de música construída na Zona Leste da Capital. A titular da Semed, vereadora licenciada Epifânia Barbosa, acompanhou toda a sessão. 

Foi revogado dispositivo da Lei Complementar que nº 313 que criava Conselho Municipal de Gestão Social. Foram aprovados Projetos de Lei que dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza e o que cria incentivos fiscais para a instalação de empresas no Distrito Industrial. 

Fonte: Paulo Ricardo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)