Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Opinião: Facebook quebra barreiras e vira moda para o marketing brasileiro


 
Pense rápido, qual a mídia social que mais rapidamente você pode atingir um número maior de pessoas em um curto prazo de tempo? Pensou??? Twitter? Orkut? Pois é... o mercado brasileiro, até bem pouco tempo atrás acreditava piamente apenas nessas duas mídias sociaispara campanhas de marketing digital.

Um terceiro concorrente e já muito conhecido mundialmente, mas pouco explorado pelos brasileiros, surge com força para ser a nova, ou a principal ferramenta de publicidades na internet: o Facebook.

A empresa vem ganhando cada vez mais mercado frente ao Orkut, seu principal concorrente. No entanto, o site de relacionamentos do Google ainda obtém uma diferença gigantesca de usuários no Brasil: 41 milhões contra 6 milhões do Facebook.

Apesar da desvantagem numérica, os especialistas começam a enxergar o Facebook como uma ferramenta muito mais útil comercialmente falando, com um retorno garantido e em curto prazo de tempo.

Uma das campanhas que prometem ser um marco tanto para a empresa que está investindo na mídia social, quanto para o Facebook, é a realizada pela Smirnoff.

Depois de um estudo nada despretensioso, a empresa percebeu que grande parte do público desse tipo de mídia social é formada por adolescentes, jovens e adultos que gostam de se divertir e sair com os amigos.

Através dessa constatação, a Smirnoff lançou o Night Exchange no Facebook. Trata-se de um evento mundial que reunirá 14 países em uma única balada no dia 27 de novembro. O grande apelo feito pela empresa especializada em vodka é de utilizar a confraternização entre os usuários dessas nações, convertendo, de uma forma extremamente barata, uma campanha publicitária de sucesso.

A mecânica é a mais simples possível. Em cada um dos locais haverá um container, onde os participantes das baladas de cada país depositarão os mais diversos objetos que usam quando vão a uma grande festa. Esse container, então será trocado com o dos outros países, trazendo com ele um intercâmbio cultural.

Na página da Smirnoff no Facebook, o usuário ainda pode interagir, votando nos DJs que ele prefere que toquem durante a festa ou então sugerindo objetos que podem ser depositados no container. De uma bebida tomada apenas por velhos russos em filmes norte-americanos, a marca passa a se consolidar como a responsável pela união cultural entre jovens de todo o mundo, passando a ser a vodka preferida em baladas.

Uma campanha via internet atrativa, que se aproxima ao máximo de seu público alvo e que, com certeza, trará retornos imediatos e lucrativos.

A Smirnoff, no entanto, em outra mão dessa via, ajuda a alavancar a fama do Facebook em todo mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, já são mais de meio milhão de usuários! E é no país norte-americano, também, que o Facebook mostra-se mais usado que o próprio Google. Segundo uma pesquisa, em apenas um mês, os americanos passaram 41 milhões de minutos no Facebook, contra 39,8 milhões no maior buscador do planeta. Hoje, mais de 80% dos anunciantes dos EUA, mantém campanhas nessa mídia social.

Os especialistas ainda garantem que a empresa que investir hoje no Facebook, com uma campanha estruturada, conseguirá lucro tão somente pelo modismo que a mídia social vem tomando no Brasil, antes mesmo do resultado de um projeto bem feito. Mais tarde, porém, a concorrência deve crescer e as campanhas precisaram ter o máximo de atrativo e excelência para ganhar a preferência do usuário.

Em resumo, larga na frente hoje quem já estudou ou está estudante o Facebook. Quem está realmente preparado para dar início a uma campanha sólida de marketing, como essa da Smirnoff e como outras já realizadas fora do Brasil.

Há ainda quem diga que, após o filme “The Social Network”, sobre a história da fundação do Facebook, essa mídia social terá seu boom final consolidado entre usuários e empresas por todo o mundo.

E você? O que pensa sobre o Facebook? Entre em meu site e comente: www.fabiogrinberg.com.br

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)