Sábado, 27 de fevereiro de 2010 - 06h32
O Brasil tem hoje 5.562 municípios, Rondônia tem 52. Alguns dos nossos posso dizer que vive num caos. Para esclarecer melhor, vou falar de minha cidade natal, Itapuã do Oeste. Amo Itapuã, mas nunca gostei das administrações. Uma cidade a tão apenas 105 km da Capital não conseguiu ainda ir para frente.
O primeiro prefeito que teve foi o Pedro da Máquina, eu ainda era criança, mas já ouvia minha mãe dizer que ele não fazia nada pela cidade. Depois Helena Bezerra assumiu e pelo menos asfaltou 4 km na cidade e fez um conjunto habitacional com umas casinhas. Mas ela saiu do Poder como uma traidora... Em seguida veio o Robson (conhecido como Porreta) que ficou por 4 anos e conseguiu driblar o povo se reelegendo por mais 4 anos e o benefício que ele trouxe foi a construção da prefeitura e a reforma da praça onde plantou uma árvore com as raízes para cima. Ele saiu do Poder deixando um ROMBO nos cofres públicos. Ah! Lembra do asfalto que eu havia falado? Ainda existe vestígios! Hoje temos o João Testa como prefeito, eu estava presente na festa que ele fez quando se elegeu, já se passou mais de um ano e ainda não vi trabalho.
Por isso voto não no plebiscito. Com a emancipação será mais um prefeito, serão mais 9 vereadores, terão mais não sei quantas secretarias, haverão não sei quantos portariados, entre outros laranjas e mais outros esponjas que absorverão o dinheiro público.
Para ficar mais por dentro do que estou falando, acesse www.portaltransparencia.gov.br e verifique se o dinheiro que a União envia para seu município foi realmente empregado.
Ou então, vote 55 (sim) e traga para Rondônia mais um município sem desenvolvimento, como Itapuã do Oeste, que completou este ano seus 18 anos. É o mesmo que chegar à maioridade num berço.
Observação: Sabe quem está por traz deste plebiscito? Na tarde do dia 26 de fevereiro assisti no Jornal de Rondônia uma manifestação no distrito de Extrema, onde crianças e adolescentes saíram das salas de aula e fizeram uma passeata na luta pela emancipação. Espera aí, crianças? Será que eles sabiam o que estavam fazendo? Será que nossos governantes ensinam como realmente é a política do Brasil? E a TV Senado, porque não aparece em canal aberto?
Faça também a sua interrogação!
Isac Souza Pinheiro
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement