Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OPINIÃO: Configurações para o Governo de Rondônia em junho de 2010




Como se desenha o quadro político para governo no mês das convençõesOPINIÃO: Configurações para o Governo de Rondônia em junho de 2010 - Gente de Opinião

Dejanir Haverroth*

Este é o mês das convenções, que se definem os nomes que concorrerão nessas eleições. As coligações em Rondônia começam a ser desenhadas e a cada passo é possível visualizar o quadro da disputa para alguns cargos. Veja algumas considerações sobre os prováveis candidatos ao Governo de Rondônia.

Provavelmente se concretizem quatro nomes na disputa. São eles: Expedito Junior (PSDB) - ex-senador e atual líder nas pesquisas de opinião; Confúcio Moura (PMDB) - ex-prefeito de Ariquemes e segundo colocado nas pesquisas; João Cahula (PPS) - atual governador, que vem com o apoio do grupo liderado pelo ex-governador, Ivo Cassol (PP); e o Deputado Federal Eduardo Valverde (PT). As expectativas dos envolvidos com os pleitos são muitas, e todos esperam que as coligações possam somar para a conquista dos seus objetivos. Vamos analisar caso a caso, a começar pelos mais cotados nas ultimas pesquisas.

O mais cotado nas pesquisas de opinião é o ex-senador Expedito Júnior. Ele já foi Deputado Federal por três mandatos, foi eleito Senador da Republica e cassado três anos depois por compra de votos. Sua campanha começou ainda no ano passado (2009), e por isso já atingiu o seu auge (cerca de 40%) nas intenções de votos. Atualmente seu índice é cerca de 30%. Dono de carisma e disposição para campanha que o distingue dos demais candidatos, Expedito percorre os municípios de Rondônia em busca de apoio das lideranças. Tem grande habilidade em lidar com a mídia e conquista amizades facilmente. Pesa contra ele a falta de um discurso convincente para o Governo. Ele nunca exerceu cargo no executivo e tem fama de ser desorganizado.

O segundo nas pesquisas é o ex-prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, com cerca de 22% das intenções de votos. Seu reduto maior é a região do Vale do Jamarí, com nove municípios e cerca de 150 mil eleitores. Nessa região ele conquistou três mandatos de Deputado Federal e dois de prefeito. Ganhou notoriedade pela administração feita no município de Ariquemes - trabalho reconhecido até pelos seus adversários políticos (leia-se família Amorim). Sua maior virtude como candidato é o discurso. Confúcio tem a oratória dos grandes estadistas e é de longe o melhor orador dentre os candidatos ao governo de Rondônia. Confúcio também tem a menor rejeição nas pesquisas de opinião.

O atual governador João Cahula (PPS) é o terceiro nas pesquisas de opinião, com algo em torno de 15% das intenções de voto. O PPS aposta no apoio do ex-governador Ivo Cassol para chegar ao segundo turno. Aliás, a candidatura de João Cahula é uma imposição do próprio Cassol que quer o terceiro mandato a qualquer custo. É, no entanto, uma missão difícil, já que existem muito mais pontos negativos que positivos pesando contra ele nessa campanha, além, da falta de carisma. Quando a oposição começar a mostrar, nos programas eleitorais, aquilo que a mídia não mostrou nos últimos anos sobre a atual administração, não há argumento de Cassol que possa superar. Cerca de 80% dos funcionários públicos estaduais estão insatisfeitos e serão cabos eleitorais contrários a Cahula. Contudo, não se pode subestimas essa candidatura. Sua vaga no segundo turno depende também do desempenho dos outros candidatos. A tendência é que Expedito caia e Cahula cresça. Mas não se pode medir, ainda, o quanto.

O PT é a lanterna nas pesquisas de opinião, com cerca de 10%, mas a tendência é que cresça já nas primeiras semanas da campanha. O candidato do PT deve ser o Deputado Federal Eduardo Valverde. As chances de segundo turno para essa candidatura é remota, porém não se deve subestimar o partido do Presidente Lula e a militância mais aguerrida da política brasileira.

Os candidatos a vice-governador poderão fazer a diferença na atual configuração. Talvez não pelo peso que possam ter como liderança, mas pelo valor agregado – partido, lideranças, militância e estrutura de apoio. Este é o mês das barganhas entre partidos na indicação de seus nomes a vice nas chapas mais cotadas a ganhar o governo. Alguns até lançaram nome na disputa para ganhar notoriedade e aumentar seu poder de barganha, como é o caso do ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon (PHS). Provavelmente ele será o vice de Expedito. O Senador Acir Gurgacz (PDT) conseguiu colocar seu tio, Airton Gurgacz de vice na chapa do PMDB. Os vices do PT e do PPS ainda estão por se definiram nesta semana.

Por enquanto este é o quadro que se desenha na corrida para o Governo de Rondônia. A análise foi feita considerando a possibilidade de que todos os nomes citados sejam confirmados como candidatos e concorram até o final do pleito. Os números de pesquisas citados são com base em levantamento feito antes da desistência do Senador Acir Gurgacz (PDT). Os 8% de Acir deve somar, boa parte, ao PMDB, com quem se aliou. O restante será dividido entre os demais candidatos. Após a última convenção, que será no dia 30/06, outra leitura poderá ser feita, com muito mais propriedade e, principalmente, com pesquisas de opinião. 

 *Dejanir Haverroth é bacharel em jornalismo (MTE - 1021/RO) e diretor do Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística (IRPE).

  

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)