Quarta-feira, 18 de agosto de 2010 - 06h48
Como se sabe, os cinco maiores colégios eleitorais de Rondônia, pela ordem Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena detêm mais da metade do eleitorado rondoniense. Os prefeitos destes municípios já escolheram seus candidatos prediletos: Roberto Sobrinho em Porto Velho apóia Eduardo Valverde (PT); o prefeito José Bianco (DEM) de Ji-Paraná apóia Confúcio Moura (PMDB).
Na seqüência, o prefeito Márcio Raposo de Ariquemes (DEM) esta fechado com Confúcio Moura; o prefeito de Cacoal Padre Franco (PT) com Eduardo Valverde, e o alcaide vilhenense Zé Rover (PP) respalda o projeto de reeleição do governador João Cahulla.
Como se vê, dos cinco maiores colégios eleitorais do estado, nenhum ficou com o tucano Expedito Júnior, cujos respaldos são oriundos de municípios menores, como Alvorada do Oeste.
Os candidatos ao governo traçaram alianças regionais, levando em conta que há duas décadas não se elege governadores da capital. Assim sendo, Ariquemes e Ji-Paraná se uniram na “grande aliança”, com a dupla Confúcio Moura/ Airton Gurgacz; Rolim de Moura com Ariquemes, unindo João Cahulla/ Tziu Jidaias; Porto Velho/Pimenta Bueno juntando Eduardo Valverde/ Clayton Roque, e mais Rolim de Moura com Porto Velho, na coalizão de Expedito Júnior/ Miguel de Souza.
Nas articulações regionais a chapa da aliança foi mais bem sucedida, levando-se em conta o leque aberto no Vale do Jamari (polarizada por Ariquemes), Bacia Leiteira (Jaru) e Região Central (cujo pólo irradiador de influencia é Ji-Paraná). Sem contar, que na capital, o maior colégio eleitoral do estado, o nome de Confúcio Moura vai se consolidando.
Mas o que se vê também nestas eleições de 2010, é que os favoritos da corrida sucessória têm predadores distintos. O tucano Expedito tem como predador o governista João Cahulla, que avança no eleitorado rural, enquanto que Confúcio Moura disputa uma mesma faixa de votos com o petista Eduardo Valverde na oposição.
Na briga particular do cassolismo, Expedito X Cahulla, o segundo já sinaliza em algumas regiões do estado que pode levar a melhor. Já, entre os candidatos de oposição, Confúcio X Valverde, o peemedebista continua levando vantagem, porque está melhor posicionado do que o antagonista nas suas regiões de base (Vale do Jamari/Bacia Leiteira), sendo bem sucedido também perante o eleitorado da capital.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)