Sexta-feira, 15 de abril de 2011 - 18h30
Somente nesse primeiro trimestre de 2011 (janeiro a março) a prefeitura de Porto Velho já utilizou 4 mil e 500 toneladas de asfalto em operações de tapa-buracos. De acordo com o secretário municipal de obras, Marcelo Fernandes, isso é decorrente das chuvas intensas que ainda castigam a cidade nesse período de inverno amazônico. “Todos os anos nessa época a incidência no surgimento de buracos nas ruas asfaltadas é muito grande”, afirmou.
Conforme o secretário, cinco equipes da Semob trabalham diariamente na operação em todos os setores da cidade, especialmente nas vias principais e linhas de ônibus. Marcelo Fernandes aponta três fatores principais que, na sua opinião, contribuem para o surgimento de buracos nas ruas - o inverno rigoroso, o crescimento exorbitante da frota de veículos e a idade da malha viária, que tem 20 anos em média. “As ruas não receberam manutenção adequada nesse período e o asfalto está muito desgastado”, declarou.
Recapeamento
Além do tapa-buracos, Marcelo Fernandes informa que a prefeitura segue com o programa de recuperação de vias asfaltadas. O trabalho já foi realizado nas Avenidas Calama, Jatuarana, Tancredo Neves, Sucupira, Amazonas, Abunã e Venezuela, dentre outras. “Ainda este ano, vamos concluir o recapeamento da Calama, a partir da Avenida Rio Madeira, sentido bairro, e Abunã, entre Jorge Teixeira e Farquar”, disse o secretário.
Pelos cálculos do secretário, a prefeitura já recapeou cerca de 4 mil e 300 metros de vias asfaltadas com recursos próprios. Somente nas obras da Calama, Abunã e Venezuela foram investidos 4 milhões e 500 mil reais.
Mais asfalto
Marcelo Fernandes anunciou que em 2011, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), irá asfaltar 10 quilômetros de ruas na Capital, a exemplo do que ocorreu em 2010. As obras terão início a partir de maio e a primeira via a receber o benefício será a Teófilo Otoni, antiga Rua 14, entre Avenidas Amazonas e Rio de Janeiro, no bairro Lagoinha, setor Leste. “Mas não é só isso. A prefeitura vai asfaltar muito mais, com recursos do Governo Federal e das compensações das usinas do Madeira”, acrescentou.
Dentro da programação da Semob para este ano, ainda consta o asfaltamento das Ruas Tereza Amélia e Petrolina, no bairro Mariana. Os bairros Nacional, Areia Branca e Conceição também serão beneficiados. Este último, conforme foi anunciado pelo prefeito Roberto Sobrinho, será totalmente asfaltado.
Alargamento
O secretário anunciou que a prefeitura fará o alargamento da Estrada da Penal, entre as Avenidas Rio Madeira e Guaporé, Rua Raimundo Cantuária, Mário Andreazza, Salgado Filho e Buenos Aires.
Fonte: Augusto José
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)