Sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 - 13h28
Iniciou esta semana e segue até o próximo dia 31 de janeiro, a "Operação Férias Legais', do Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Porto Velho (RO). Dez servidores do setor do comissariado executam os serviços que têm o objetivo de fiscalizar o transporte de crianças e adolescentes em veículos de viagens que fazem o traslado da capital para os demais municípios de Rondônia e outros Estados.
De acordo com o chefe do comissariado, Raiclin Lima da Silva, o trabalho é feito no aeroporto internacional da capital, terminal rodoviário, porto do cai n'água e nas Brs 364 (sentido Cuiabá) e 319 (sentido Manaus). "Esta ação além de coibir o transporte ilegal de crianças e adolescentes, procura impedir a exploração em geral dos mesmos, principalmente a sexual", destacou.
A operação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER). São fiscalizados ônibus, microônibus, vans e táxis para verificar se os profissionais do transporte e outros motoristas estão cumprindo o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Orientações
Como é característico nos trabalhos realizados pelo Juizado, além de coibir as irregularidades, as pessoas são orientadas. Por exemplo, a criança de até 12 anos só pode viajar acompanhada de parentes até terceiro grau (pais, tios ou avós), comprovando com documentos o parentesco. O RG ou certidão de nascimento devem estar com o responsável durante a viagem. Para viajar sozinha, a criança ou adolescente deve ter uma autorização judicial original, assinada pelos pais. Esse documento só pode ser solicitado no Juizado da Infância e da Juventude.
Fonte; Ascom TJRO
Deputado Alex Redano propõe institucionalização da Patrulha Rural como política pública em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou Indicação ao Poder Executivo, extensiva à Secret
Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (23), o Projeto de Lei 1091/2025, de autoria do Poder Execu
Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil
A primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Ji-Paraná neste sábado (27) participou do encontro Juntas Transformamos o Brasil, promovido pelo Partid
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.