Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 - 20h22
Porto Velho, 28 de fevereiro de 2011 - Começou na manhã do último sábado (26) a operação Ação Cívico-Social (Aciso) no distrito de Jacy-Paraná, distante 90 Km de Porto Velho. O objetivo da ação é levar cidadania aos moradores daquela localidade.
A cerimônia de abertura, que aconteceu na Escola Municipal Cora Coralina, contou com a presença de várias autoridades, entre elas o Secretário Chefe da Casa Militar, major PM Mauricio Gualberto e o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN), Avenilson Trindade, que na ocasião representou o governador Confúcio Moura que esta viajando a trabalho. Esteve presente também o deputado Zequinha Araujo, além de representantes do Ministério Público e outros órgãos parceiros deste trabalho.
A operação Aciso é uma determinação do governador Confúcio Moura para atender as localidades onde o poder público, de certa forma, não está presente em sua totalidade para atender a população. É o caso do distrito de Jacy-Paraná que teve um crescimento populacional de cerca de 100% em apenas um ano e a estrutura continua praticamente a mesma.
O Secretário Chefe da Casa Militar, major PM Maurício Gualberto, que está coordenando a operação Ação Cívico-Social, disse que este trabalho será realizado a cada dois meses nas localidades que apresentarem maior necessidade, conforme levantamento que esta sendo realizado em todo o estado.
A operação começou no sábado e se estendeu pelo domingo, com atendimentos médicos em várias especialidades, exames laboratoriais e odontológicos – com restauração e extração dentária. A dona de casa, Nilza Fernandes Alves não perdeu tempo, levou o filho Fabrício Alves e dois sobrinhos para restaurar os dentes.
O Ministério Público colocou à disposição da população o balcão jurídico, que pode receber denuncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, maus tratos, entre outros crimes. O MPE também estará realizando palestras para orientar as pessoas quais são seus direitos e deveres.
A população também pode procurar a operação Aciso para fazer documentos, como: RG - primeira e segunda via - CPF, certidão de nascimento, para se imunizar contra febre amarela e antitetânica.
O chefe da Casa Militar, Major PM Mauricio Gualberto agradeceu a parceria de todos os órgãos que estão engajados na realização da operação Aciso, que envolve mais de 200 pessoas na realização deste trabalho, “profissionais que deixaram seus lares e familiares para trabalhar em prol do próximo”, ressaltou o Major Gualberto.
Fonte: Eleni Caetano
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na segunda-feira, 17 de novembro, o julgamento do último recurso pendente na Ação de Investigação Judi

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na última segunda-feira (17), uma cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos prevista no Requ

O deputado Jean Mendonça (PL) voltou a cobrar da equipe do governador Coronel Marcos Rocha a indicação feita em 2023, quando solicitou à Casa Civil,

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)