Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ONG recebe computadores a partir da atuação do Ministério Público do Trabalho-RO



A partir de atuação do Ministério Público do Trabalho em Rondônia, que resultou em acordo extrajudicial, a ONG – Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – RIOTERRA, de Porto Velho, Capital do Estado, é beneficiada no trabalho que desenvolve, voltado para a formação de uma sociedade crítica, consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental.

A organização não-governamental RIOTERRA recebeu seis computadores novos (sendo três unidades portáteis e três de mesa) e dois aparelhos de ar condicionado Split, de 12 mil BTUs, mais dois aparelhos GPS e uma filmadora formato HDV a serem entregues até próximo dia 11 de agosto do corrente ano. Os bens foram adquiridos com a conversão de multa no valor de R$ 40 mil, aplicada à empresa Agriflora Compensados Indústria e Comércio Ltda, por atrasar o pagamento de seus empregados.

A entrega de parte dos bens (computadores e aparelhos de ar condidicionado) ocorreu na tarde de ontem (30), na sede da RIOTERRA, onde a Procuradora do Trabalho Andressa Alves Lucena de Brito, representando o Ministério Público do Trabalho, juntamente com o representante da Agriflora, Ricardo Somenzari Neto e da ONG RIOTERRA, Sérgio Augusto de Aviz Cunha, assinou o termo de acordo judicial firmado pela empresa.

Na ocasião o representante da ONG, Sérgio Augusto de Aviz Cunha, agradeceu a iniciativa do MPT em Rondônia, através da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região Região, afirmando que “esta ação do órgão ministerial impulsionará o trabalho realizado pela entidade, a qual tem como missão defender a identidade amazônica, valorizando a cultura e o uso sustentável do meio ambiente, contribuindo para uma sociedade justa”, disse.

O Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amaônia – RIOTERRA - foi criado no ano de 1999, por um grupo de pessoas interessadas, entre outros propósitos, em defender e propor um modelo de desenvolvimento para região amazônica que alie conservação e sustentabilidade, a melhoria da qualidade de vida das populações locais, respeitando-se suas diferenças culturais, necessidades e potencialidades naturais dos ambientes.

A RIOTERRA, desde então, tem atuado regionalmente nas áreas de cultura, educação e meio ambiente, alicerçados na mobilização popular e na parceria com instituições sérias e populações comprometidas com o desenvolvimento humano do Estado e da região, estabelecendo parcerias.

Durante o ato de entrega dos bens à ONG, seu representante legal, Sérgio Cunha, disse à Procuradora do Trabalho, Andressa Alves Lucena de Brito acreditar “que a coletividade e a participação social, são fatores fundamentais para alcançarmos melhores resultados e obtermos sucesso nos trabalhos que realizamos”.

Para a ONG ser contemplada com a destinação dos bens, resultantes do acordo judicial firmado com a empresa Agriflores Compensados, foi decisiva a análise feita sobre a organização não-governamental que nesses anos tem parcerias com populações tradicionais indígenas, organizações não governamentais e governamentais e conceituadas empresas privadas.

O trabalho da RIOTERRA pode ser acompanhado no site www.tmm.org.br, do Território Madeira Mamoré – Rondônia, que compreende Guajará Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. A sede da ONG está fica na Rua Major Amarantes -727, no Bairro Arigolândia em Porto Velho (RO)

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)