Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ONG recebe computadores a partir da atuação do Ministério Público do Trabalho-RO



A partir de atuação do Ministério Público do Trabalho em Rondônia, que resultou em acordo extrajudicial, a ONG – Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – RIOTERRA, de Porto Velho, Capital do Estado, é beneficiada no trabalho que desenvolve, voltado para a formação de uma sociedade crítica, consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental.

A organização não-governamental RIOTERRA recebeu seis computadores novos (sendo três unidades portáteis e três de mesa) e dois aparelhos de ar condicionado Split, de 12 mil BTUs, mais dois aparelhos GPS e uma filmadora formato HDV a serem entregues até próximo dia 11 de agosto do corrente ano. Os bens foram adquiridos com a conversão de multa no valor de R$ 40 mil, aplicada à empresa Agriflora Compensados Indústria e Comércio Ltda, por atrasar o pagamento de seus empregados.

A entrega de parte dos bens (computadores e aparelhos de ar condidicionado) ocorreu na tarde de ontem (30), na sede da RIOTERRA, onde a Procuradora do Trabalho Andressa Alves Lucena de Brito, representando o Ministério Público do Trabalho, juntamente com o representante da Agriflora, Ricardo Somenzari Neto e da ONG RIOTERRA, Sérgio Augusto de Aviz Cunha, assinou o termo de acordo judicial firmado pela empresa.

Na ocasião o representante da ONG, Sérgio Augusto de Aviz Cunha, agradeceu a iniciativa do MPT em Rondônia, através da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região Região, afirmando que “esta ação do órgão ministerial impulsionará o trabalho realizado pela entidade, a qual tem como missão defender a identidade amazônica, valorizando a cultura e o uso sustentável do meio ambiente, contribuindo para uma sociedade justa”, disse.

O Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amaônia – RIOTERRA - foi criado no ano de 1999, por um grupo de pessoas interessadas, entre outros propósitos, em defender e propor um modelo de desenvolvimento para região amazônica que alie conservação e sustentabilidade, a melhoria da qualidade de vida das populações locais, respeitando-se suas diferenças culturais, necessidades e potencialidades naturais dos ambientes.

A RIOTERRA, desde então, tem atuado regionalmente nas áreas de cultura, educação e meio ambiente, alicerçados na mobilização popular e na parceria com instituições sérias e populações comprometidas com o desenvolvimento humano do Estado e da região, estabelecendo parcerias.

Durante o ato de entrega dos bens à ONG, seu representante legal, Sérgio Cunha, disse à Procuradora do Trabalho, Andressa Alves Lucena de Brito acreditar “que a coletividade e a participação social, são fatores fundamentais para alcançarmos melhores resultados e obtermos sucesso nos trabalhos que realizamos”.

Para a ONG ser contemplada com a destinação dos bens, resultantes do acordo judicial firmado com a empresa Agriflores Compensados, foi decisiva a análise feita sobre a organização não-governamental que nesses anos tem parcerias com populações tradicionais indígenas, organizações não governamentais e governamentais e conceituadas empresas privadas.

O trabalho da RIOTERRA pode ser acompanhado no site www.tmm.org.br, do Território Madeira Mamoré – Rondônia, que compreende Guajará Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. A sede da ONG está fica na Rua Major Amarantes -727, no Bairro Arigolândia em Porto Velho (RO)

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)