Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Oficina sobre a Não Violência contra a Mulher


Os servidores que trabalham no Departamento de Proteção Social Especial da secretaria municipal de Assistência Social (Semas) vão participar de uma oficina sobre a Não Violência contra a Mulher, nos dias 29 e 30, terça e Oficina sobre a Não Violência contra a Mulher  - Gente de Opiniãoquarta-feira, no auditório do Projeto Fênix, na rua Geraldo Ferreira. A capacitação integra as atividades da campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que está sendo promovida de forma simultânea em 159 países. Em Porto Velho, a campanha é organizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, ligada ao Gabinete do Prefeito, e nesse ano ganhou o nome “Uma vida sem violência é um direito das mulheres – Comprometa-se. Tome uma Atitude. Exija seus Direitos”.

Para o coordenador da Proteção Social Especial da Semas, o psicólogo Francisco Modesto, as oficinas também integram uma série de atividades de capacitação que vem sendo promovidas durante o ano envolvendo os servidores do setor. Segundo ele, são psicólogos, assistentes sociais e educadores que atuam no atendimento à violência sexual contra crianças e adolescentes, casos de violência física ou psicológica contra mulheres, e também de negligência ou abandono de menores. “A idéia é formar multiplicadores para a disseminação dessa ideia pelo fim da violência”, salientou Modesto.

Sensibilização

Para ele, é possível evoluir nos resultados junto ao público com atividades como essa capacitação. “No Mundo, infelizmente impera a vontade do homem, o poderio masculino e a cultura machista. É preciso se apoiar campanhas como essa para mudar essa situação”, afirmou.

As oficinas ocorrem apenas na segunda-feira, com técnicos da Semas. Na terça, a atividade vai reunir dezenas de adolescentes infratores que são atendidos nos Cras e Casa Abrigo, junto com seus familiares, num encontro de sensibilização conta a violência.

Para a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Porto Velho, Mara Regina Araújo, a capacitação de servidores incrementa a luta pelos direitos das Mulheres. “Estamos conseguindo ampliar nosso público alvo, atingindo também o público interno”, destacou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada quatro mulheres, uma sofre abusos sexuais por seu parceiro, e quase metade das mulheres que morrem por homicídio é assassinada por seus parceiros atuais ou anteriores. Segundo estudos da entidade, a violência contra a mulher ocorre nas formas de agressão física, sexual, assédio psicológico e coerção, entre outras.

A Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres também conta com pit-stops, palestras e outras oficinas. No Brasil, a campanha começou no 20 de novembro, destacando a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

Fonte: Róbinson Gambôa

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

A política de Rondônia entrou oficialmente em um cenário de reviravolta. Nesta terça-feira, o anúncio da pré-candidatura do deputado estadual Delegad

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Deputada Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Deputada Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Seguindo o seu compromisso pela causa animal, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15495/2026 ao governo de Rondô

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)