Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Oferta de vagas e novas contratações aumentam 37,08% e 26,76%



Entre 2006 e 2007, aumentou em 37,08% a oferta de vagas na iniciativa privada para trabalhadores com carteira assinada, em 34,04% a quantidade de pessoas encaminhadas pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) para colocação e chegou a 26,76% o índice de crescimento das contratações efetivadas na capital e no interior. 

Os dados são da Gerência de Trabalho e Renda da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), responsável por administrar os 10 escritórios do Sine mantidos na capital e no interior, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

“Esses indicadores demonstram tanto o dinamismo da economia, que criou praticamente 40 novos empregos por dia, como a confiança nos serviços prestados pelo Sine, que encaminhou cerca de 1.600 pessoas a cada mês para serem entrevistadas por empresas de todas as áreas, com um detalhe: também aumentou, de 2006 para 2007, a proporção entre os que são encaminhadas e as que são efetivamente contratadas”, observa Marco Antonio Petisco, secretário titular da Seapes. 

Em números absolutos, passou de 7.165 para 9.822 o número de novas vagas ofertadas pelo comércio, a indústria e o setor de serviços, tanto para ofícios que não exigem mais que a instrução básica como também para funções especializadas. 

Em 2007, foram encaminhados para disputar estas vagas 19.196 pessoas, contra 14.321 no ano anterior. Resultado: subiu de 5.581 para 7.075 o total de contratações efetivadas entre janeiro e dezembro do ano passado.
Seguro-desemprego x rotatividade - O aumento na busca pelo seguro-desemprego (de 13.535 para 17.493 habilitações) pode ser atribuído a circunstâncias conjunturais (como o fato de muitas empresas terem aumentado seu nível de exigência em relação à preparação dos candidatos) e a fatores estruturais (caso da histórica falta de qualificação profissional da maioria dos jovens que buscam o primeiro emprego). 

“Para combater esta situação, aumentamos 265,4% a oferta de cursos de profissionalização, tanto em parceria com o Ministério do Trabalho como com instituições e empresas privadas - é o caso do Consórcio Madeira, liderado pela Construtora Norberto Odebrecht, que firmou parceria com o Sine e o Senai para treinar candidatos a ocupar vagas nas obras das usinas hidrelétricas do Madeira”, afirma Silmara Velani, gerente de Trabalho e Emprego da Seapes, e que participou da apresentação aos 6 800 candidatos já inscritos para os cursos de operador de máquinas pesadas, eletricista de alta tensão etc. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)