Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Oferta de vagas e novas contratações aumentam 37,08% e 26,76%



Entre 2006 e 2007, aumentou em 37,08% a oferta de vagas na iniciativa privada para trabalhadores com carteira assinada, em 34,04% a quantidade de pessoas encaminhadas pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) para colocação e chegou a 26,76% o índice de crescimento das contratações efetivadas na capital e no interior. 

Os dados são da Gerência de Trabalho e Renda da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), responsável por administrar os 10 escritórios do Sine mantidos na capital e no interior, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

“Esses indicadores demonstram tanto o dinamismo da economia, que criou praticamente 40 novos empregos por dia, como a confiança nos serviços prestados pelo Sine, que encaminhou cerca de 1.600 pessoas a cada mês para serem entrevistadas por empresas de todas as áreas, com um detalhe: também aumentou, de 2006 para 2007, a proporção entre os que são encaminhadas e as que são efetivamente contratadas”, observa Marco Antonio Petisco, secretário titular da Seapes. 

Em números absolutos, passou de 7.165 para 9.822 o número de novas vagas ofertadas pelo comércio, a indústria e o setor de serviços, tanto para ofícios que não exigem mais que a instrução básica como também para funções especializadas. 

Em 2007, foram encaminhados para disputar estas vagas 19.196 pessoas, contra 14.321 no ano anterior. Resultado: subiu de 5.581 para 7.075 o total de contratações efetivadas entre janeiro e dezembro do ano passado.
Seguro-desemprego x rotatividade - O aumento na busca pelo seguro-desemprego (de 13.535 para 17.493 habilitações) pode ser atribuído a circunstâncias conjunturais (como o fato de muitas empresas terem aumentado seu nível de exigência em relação à preparação dos candidatos) e a fatores estruturais (caso da histórica falta de qualificação profissional da maioria dos jovens que buscam o primeiro emprego). 

“Para combater esta situação, aumentamos 265,4% a oferta de cursos de profissionalização, tanto em parceria com o Ministério do Trabalho como com instituições e empresas privadas - é o caso do Consórcio Madeira, liderado pela Construtora Norberto Odebrecht, que firmou parceria com o Sine e o Senai para treinar candidatos a ocupar vagas nas obras das usinas hidrelétricas do Madeira”, afirma Silmara Velani, gerente de Trabalho e Emprego da Seapes, e que participou da apresentação aos 6 800 candidatos já inscritos para os cursos de operador de máquinas pesadas, eletricista de alta tensão etc. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)