Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OCB/RO realiza o II Econtro dos Ramos Cooperativistas de Rondônia


 
O evento discutirá temas para o desenvolvimento do Estado e terá a participação de personalidades do cooperativismo brasileiro

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/RO) realiza o II Encontro dos Ramos Cooperativistas de Rondônia com o tema: ‘A chave para o sucesso’ de 14 a 16 de outubro no Coimbra Park, em Ouro Preto do Oeste, a 330 km da capital. O mercado de negócios entre as cooperativas, a intercooperação, será o alvo das palestras. Caravanas de jovens das cooperativas educacionais seguem para o evento.

O evento reunirá dirigentes e representantes convidados dos 13 ramos do cooperativismo rondoniense com a proposta de discutir temas para o desenvolvimento econômico de Rondônia. Temas como o mercado de negócios entre as cooperativas, legislação tributária no processo intercooperativo e linhas de crédito para cooperativas serão apresentados por personalidades do cooperativismo brasileiro. O debate permitirá a integração entre atores e as cooperativas.

Os participantes poderão vivenciar a prática dos negócios entre as cooperativas com a oficina ‘Fomentando a intercooperação’ com o mestre em administração e professor da Universidade Católica de Brasília, Márcio Heleno de Souza Rodrigues.

Haverá momentos de descontração e interação entre os cooperativistas com a apresentação do show ‘O caixeiro do riso’, realizado pelo humorista do programa de televisão “A praça é nossa” (SBT), Giovani Braz.

Inscrições

A inscrição é gratuita e solicitada através do e-mail: paulo.siqueira@sescoopro.coop.br ou ocb-ro@uol.com.br. São esperados 200 convidados para o Encontro. Mais informações através do telefone: (69) 3229.2866.

As principais ações desenvolvidas pela OCB este ano foram a aprovação de leis municipais de incentivo às cooperativas, identificação das demandas cooperativas e as expectativas para os próximos três anos.

As Cooperativas de Crédito (Ramo Crédito) de Rondônia apresentam crescimento acima da média nacional e contribuem para o desenvolvimento de empresas e produtores rurais de pequeno e médio porte. Além da economia, as cooperativas visam o desenvolvimento sustentável por incentivar os associados a participarem de projetos de preservação ao meio ambiente.

A OCB surgiu há 40 anos para representar os interesses políticos, econômicos e sindicais das cooperativas. Acesse ao site: ocb-ro@uol.com.br.

P r o g r a m a ç ã o

Tema:“INTERCOOPERAÇÃO - Um caso de Sucesso e DESAFIOS encontrados”

Palestrante: Evandro Scheid Ninaut

Gerente de Apoio ao Desenvolvimento de Mercados da OCB Nacional

Oficina: “Fomentando a INTERCOOPERAÇÃO”

Moderador: Márcio Heleno de Souza Rodrigues

Mestre em Administração e graduação em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Professor da Universidade Católica de Brasília.

Tema:“INTERCOOPERAÇÃO - Um caso de Sucesso e DESAFIOS encontrados”

Palestrante: Evandro Scheid Ninaut

Gerente de Apoio ao Desenvolvimento de Mercados da OCB Nacional

Oficina: “Fomentando a INTERCOOPERAÇÃO”

Moderador: Márcio Heleno de Souza Rodrigues

Mestre em Administração e graduação em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Professor da Universidade Católica de Brasília.

Tema :“Legislação Tributária – Foco no Processo Intercooperativo”

Palestrante: Dr. Renato Lopes Becho

Especialista em Cooperativismo (UNISINOS/RS), Mestre e Doutor em Direito

Tributário (PUC/SP), livre-docente em Direito Tributário (USP). Juiz Federal em São

Paulo/SP. Professor universitário (PUC/SP).

Palestra : “Linhas de Créditos para Cooperativas”

Ministrada pelo representante do BANCOOB - Banco Cooperativo do Brasil S/A.

Apresentação cultural

Show “O Caixeiro do Riso”

Humorista Giovani Braz do programa de televisão “A Praça é Nossa” (SBT)
 

Fonte: Dalila Nogueira
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)