Segunda-feira, 7 de março de 2011 - 10h17
O consenso entre especialistas está sempre na detecção precoce para maiores chances de cura e menores mutilações, por isso a indicação é da periodicidade nas visitas ao especialista a partir do início da atividade sexual, para exames clínicos com um médico, seguindo suas recomendações quanto aos exames de rotina.
Apesar da quantidade de exames ser uma dificuldade para algumas mulheres, por precisarem reservar um tempo muito longo para o check-up, essa não pode ser mais uma justificativa. Em Porto Velho, diagnósticos como esses podem ser feitos em só local, através da rede particular de atendimento ou com convênios médicos, no Daia Medicina Diagnóstica. O agendamento de exames pode ser feito na central de atendimento no telefone, (69) 2182-0100 e pelo site www.daiadiagnostica.com.br. Para a entrega, além do setor de retirada de laudos, a paciente pode optar pelo recebimento através do sistema Drive Thru que garante facilidade e agilidade no processo, ou ainda solicitar a entrega em domicílio, ou também no próprio consultório do médico.
Entre os cânceres, o de mama e do sistema reprodutivo feminino são os que mais afetam as mulheres de todo o mundo e têm em comum a evolução silenciosa e a alta taxa de mortalidade por descoberta tardia.
A prevenção, considerada simples, deve ser feita todos os anos, segundo a orientação do médico, conforme a indicação de risco ou não da mulher.
Para as mamas
Os diagnósticos podem ser feitos através de mamografia, ultrassom de mama e, em casos selecionados, pela ressonância de mama.
No útero e colo uterino
Os exames mais indicados são o papanicolau, o ultrassom transvaginal, a vulvoscopia, a colposcopia, e a histeroscopia
Nos ovários
Essa pesquisa pode ser feita com exames de ultrassom transvaginal, e em alguns casos, a ressonância magnética.
E na vagina
A primeira detecção pode ser feita com o exame clínico com o médico ginecologista.
“A preocupação da mulher em manter os exames periódicos em dia, pode representar ganho na qualidade de vida, melhores chances de tratamento e cura em uma possível detecção precoce de câncer. Ou seja, podem ser salvas muitas vidas se a pessoa adquirir o hábito de tirar um dia por ano para ela mesma, e frequentar o médico regularmente. O diagnóstico precoce, a nosso ver, é uma das principais armas no combate ao câncer e para isso é fundamental o exame clínico periódico e a realização dos exames de rastreamento, como a mamografia, papanicolau, ultrassonografias e outros”, explica o médico radiologista Jezreel Corrêa da Costa.
O Daia atende atualmente os convênios Ameron, Sintero, Sindsaúde, Cassi, Ceron, Eletronorte, Embrapa, Conab, SESC, UESP, Fusex e Renner e para medicina ocupacional Termonorte, Hermasa e Distribuidora Coimbra. E, previsto para este mês, os convênios Bradesco Saúde, Sulamérica, ASTIR, Capesaúde, Casf e Caixa Econômica. Agende o seu exame e aproveite o Dia Internacional da Mulher com mais tranquilidade.
Fonte: Comunica
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar