Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Obras estão em andamento e o PAC 2 trará mais recursos, diz Sobrinho na rádio RO


  

Em entrevista ao jornalista Maurício Calixto, no Programa a Hora do Povo, nesta quarta feira, 08, o prefeito Roberto Sobrinho falou sobre os assuntos mais questionados pelos ouvintes e pelo entrevistador. Como em todas as oportunidades que o prefeito tem de interagir com a população, Roberto esclareceu assuntos como as obras em andamento, asfaltos realizados e os que ainda estão na programação das secretarias municipais de obras (Semob) e de projetos e obraObras estão em andamento e o PAC 2 trará mais recursos, diz Sobrinho na rádio RO - Gente de Opiniãos especiais (Sempre), para este ano, quando a meta é fechar 2010 com mais 120 quilômetros de ruas asfaltadas na capital.

O entrevistador falou sobre o relacionamento “estreito” que o prefeito Roberto Sobrinho sempre manteve com o presidente Lula. “Na verdade, a confiança do presidente Lula na nossa administração, proporcionou muitos benefícios para Porto Velho, além de inúmeros programas executados em parceria com o governo federal, nas áreas de saúde e educação, também tivemos muitos investimentos na área de infraestrutura. Só para a universalização da água e esgoto, o governo federal repassou cerca de R$ 700 milhões para o governo do Estado para executar a obra através da Caerd”, disse o prefeito, que falou ainda da “morosidade da obra de saneamento custeada pelo governo federal”.

 

Pólo Moveleiro

O prefeito Roberto Sobrinho falou ainda, do Pólo Moveleiro que deverá ser implantado em Porto Velho. “Nós chamamos para uma reunião na semana passada, os empresários do ramo moveleiro, o presidente da Fiero, Denis Baú, o representante do BNDES, Antônio José Alves, chefe do departamento de relações com os governos, o vice-presidente da Susfor para a América do Sul, Francisco Macedo, o presidente da empresa para a América do Sul, Leandro Guerra, o presidente do Sindicato dos Madeireiros, José de Carlos Moura e o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativistas, Pedro Teixeira, que também é diretor do Sebrae, na qual traçamos as primeiras metas para o aproveitamento da madeira bruta que será extraída dos dois lagos, das usinas hidrelétricas. Serão cerca de 7 mil metros cúbicos de madeiras, que poderão ser trabalhadas aqui mesmo e os produtos vendidos com maior valor”, falou o prefeito.
 

Piscicultura

Durante a entrevista, o prefeito Roberto Sobrinho falou também do seu projeto para a produção de peixe, como outra alternativa para garantir emprego à milhares de pessoas depois de concluídas as obras das usinas. “Se fala muito na ressaca pós usina, mas a prefeitura já está trabalhando com vários projetos voltados para garantir uma parte dos empregos oferecidos hoje, somente para quem está trabalhando nas obras das hidrelétricas. Uma parte dos trabalhadores segue para outro local, são os chamados barragistas, outros ficam no lugar somente enquanto durar a obra e assim para quem ficar em Porto Velho, a prefeitura vai procurar acolher estas pessoas com outras oportunidades de trabalho, como o Pólo Moveleiro e a criação de peixes em grande escala, que deverá ser implantada nos próprios lagos das usinas,” salientou o prefeito.
 

Desmembramento

Um ouvinte de Pimenta Bueno, questionou o prefeito sobre a possibilidade do desmembramento da capital. “Porto Velho tem 34 mil quilômetros quadrados e aproximadamente com 383 mil habitantes, com previsão de chegar a 425 mil de acordo com o Censo que está sendo realizado este ano. São muitos os problemas de infraestrutura, saneamento, saúde, educação, que tendem a crescer a cada dia, numa capital do porte de Porto Velho eu particularmente não sou contra o desmembramento, da Ponta do Abunã, por exemplo, mas a questão depende de legislação do Congresso Nacional” lembrou Roberto.
 

Salários

“A prefeitura paga mal, prefeito?” Perguntou o entrevistador em nome de um ouvinte que teria reclamado dos salários da prefeitura municipal de Porto Velho. “Não, de forma alguma a prefeitura não paga mal, essa deve ser a opinião em particular deste ouvinte”, alertou o prefeito, lembrando do PCCS da Saúde assinado este ano e do PCCS da Educação que teve alguns ajustes beneficiando milhares de servidores que conseguiram incorporar as gratificações aos vencimentos, além disso, “a prefeitura paga conforme sua capacidade, finalizou Sobrinho.
 

Ping Pong

Em respostas rápidas, o prefeito ainda respondeu a dezenas de perguntas dos ouvintes, que questionaram sobre algumas ruas que ainda não foram asfaltadas, e tiveram a explicação do prefeito de que devem estar na programação da Semob ou da Sempre. Sobre o serviço de iluminação pública, que agora pode ser acionado pelo Disk Lâmpada, 0800 642 6331. “Nós já trocamos a maioria das lâmpadas da cidade que eram de 75 wats e estão sendo substituídas por lâmpadas de 150 wats, melhorando a qualidade da iluminação e dando mais segurança à população”, enfatizou o prefeito.

Fonte: Nara Vargas
Foto: Medeiros

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)