Quarta-feira, 5 de agosto de 2009 - 15h20
Por toda a capital é possível notar o intenso trabalho de canalização do sistema de abastecimento de água. Uma obra que custará mais de 114 milhões de reais e depois de pronta atenderá 100% da capital com água tratada. Hoje apenas 67% das residências de Porto Velho recebem água tratada de modo intermitente, ou seja, dia sim, dia não. Realidade que mudará segundo o secretário, João Carlos Ribeiro da SEPLAN, Secretaria de Planejamento do Estado, gestora do PAC em Rondônia Programa Federal que, juntamente com a contrapartida do Governo do Estado, possibilitou a obra de implantação do Sistema de Distribuição de Água.
Com o término desta obra, o número de pacientes nas unidades estaduais de saúde, diminuirá. Muitos dos atendimentos feitos pelo Estado estão relacionados com doenças decorrentes da falta de água tratada, explicou o Secretário.
Atualmente 30 frentes de trabalho estão distribuídas pela cidade e com este ritmo já foram feitos 208 quilômetros de rede de distribuição e 17 quilômetros de rede adutora, o equivalente a 50% de trabalho executado. São dezenas de equipes de operários, dividindo-se em abertura, compactação e reaterro de valas, assentamento das tubulações e execução dos Testes de Pressão Hidrostáticas-feitos para que se tenha a garantia de que as redes não apresentarão vazamentos quando em operação.
De acordo com João Carlos, se tudo correr bem, a previsão é que já em dezembro de 2009 haja a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água de Porto Velho. E o mais importante com as obras concluídas 100% das residências terão água tratada e todos os dias, explicou o secretário.
Segundo a engenheira, da Gerência de Desenvolvimento em Infraestrutura da SEPLAN, Valéria Alcântara, as atividades em todas as frentes de trabalho, em Porto Velho, foram intensificadas com a chegada do verão, o que tornará possível o adiantamento do cronograma inicial. Outro ponto importante, de acordo com Valéria, é que a população tem contribuído com o trabalho que está sendo realizado.
Alguns questionam os transtornos momentâneos que acarretam a obra, mas têm a consciência de que serão beneficiados, disse a engenheira acrescentando que a população deve continuar colaborando.
É de grande importância que os moradores respeitem as sinalizações da obra, os pais devem orientar as crianças quanto a perigo de se aproximar do local, todos devem trafegar apenas pelas vias de acesso e tenham cuidado com os caminhões e máquinas que irão trafegar pela rua, finalizou.
A Construtora que está executando a obra deixou um telefone à disposição para dúvidas e solicitações (069) 8414 9854.
Fonte: Decom
Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de
A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme
Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei