Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Obras do gasoduto começam em setembro


Está programado para o dia 4 de setembro o início das obras do gasoduto Coari-Porto Velho, trabalho previsto para terminar em 12 de janeiro de 2009. Quem garante é a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, cujo diretor-geral, Jerson Kelman, encaminhou ofício ao deputado Miguel de Souza, presidente da Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados informando sobre o cronograma das obras divulgado pelo consórcio TNG Participações, detentor da autorização para execução do projeto.

Miguel de Souza considera que o documento da Aneel chega em momento propício, pois permite acabar com as especulações que insistem em instalar no estado um clima de frustração em relação ao empreendimento. O único entrave hoje existente está relacionado, segundo o parlamentar, à necessidade de repactuação de preços, pois já se passaram quatro anos desde o início das negociações do projeto.

- Nesse período, os preços do aço dispararam, o mesmo acontecendo em relação aos preços do gás natural. Com isso, as empresas participantes do consórcio TNG consideraram economicamente inviável o empreendimento. Mas tudo isso é algo que pode ser equacionado na mesa de negociações. O que efetivamente importa é que o cronograma de obras já está definido e a TNG está dentro dos prazos. Pode ser que ainda ocorra o retardamento de alguns dias para o início das obras, o que é perfeitamente natural, mas certamente o trabalho vai começar no próximo mês – disse o deputado.

A onda de boatos sobre o eventual naufrágio do empreendimento surgiu a partir do anúncio de construção do linhão até Jauru, no norte do Mato Grosso, obra que poderia inviabilizar o gasoduto, cujo maior objetivo é exatamente o fornecimento de gás para a geração de energia pela Termonorte. Miguel de Souza explicou que ao cidadão comum não importa de onde venha a energia – se do sistema nacional, através do linhão, ou da Termonorte, já que as tarifas cobradas não sofrem qualquer alteração. Acontece, porém, que com, o linhão o estado deixa de arrecadar algo em torno de R$ 150 milhões em impostos, pois a energia deixaria de ser produzida aqui mesmo.
 
Tal preocupação deixa agora de existir, já que falta apenas a assinatura de contrato com a Eletrobrás para a venda da energia produzida a partir do gás natural. O documento da Aneel salienta que todo o trabalho será acompanhado e fiscalizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.

Fonte: (C. H. Angelo)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)