Quinta-feira, 25 de março de 2010 - 17h12
A ponte do Madeira, cujas obras já foram iniciadas em Porto Velho, fará parte do ‘Arco Norte’, que vai absorver o trânsito pesado da avenida Jorge, formado por até 1.500 carretas por dia, o qual será desviado para vias construídas a partir do bairro da Balsa até o Nacional e estrada da Penal até a escola Santa Marcelina, nas proximidades do posto da Polícia Federal, na BR-364. Segundo o diretor de Planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Miguel de Souza, a obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, que será lançado na próxima segunda-feira. “Com esta obra, vamos agilizar muito o trânsito da Capital e já estamos negociando com o governo federal a liberação do Arco Sul, garantindo uma maior fluidez e segurança para o trânsito da cidade”, adiantou o prefeito Roberto Sobrinho.
Além do ‘Arco Norte’, o governo federal está investindo em outras obras importantes para o município, segundo o prefeito. Ele cita a ponte do Madeira, cuja ordem de serviço já foi assinada, a recuperação da BR-319 e a construção dos viadutos e da duplicação da BR-364, que estão em andamento, cita o prefeito.
Mais Obras
Outras obras de vital importância para o município são as pontes sobre o rio Abunã, cuja licitação será aberta no dia 8 de abril, e a que vai ligar o Brasil à Bolívia, no município de Guajará-Mirim, que também está prestes a ser licitada. De acordo com Miguel de Souza, está prevista para este ano a recuperação e correção de acessos considerados críticos para o trânsito da BR-364, desde Porto Velho até Vilhena, com investimentos de R$ 600 milhões. “Todas estas obras mostram a importância de um trabalho realizado em sintonia entre os governos federal e municipal e o apoio que o governo federal tem oferecido para Porto Velho, que se coloca assim no centro estratégico de um sistema de integração da América Latina por meio da BR-319 e da hidrovia do Madeira, que dão acesso a Manaus e ao Caribe; da rodovia Transoceânica, que abre portas para o mercado asiático por meio do Oceano Pacífico; e da BR-364 e ferrovia Norte-Sul, que liga Rondônia ao sul do País”, considera o prefeito.
Fonte: Ana Aranda
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