Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB-RO rejeita limitação de horário para advogado visitar preso


Em mais uma tentativa de esclarecer aos funcionários do sistema penitenciário quanto às prerrogativas profissionais dos advogados e alertar para os dispositivos da Constituição Federal que asseguram a indispensabilidade do advogado na administração da Justiça, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia participou de reunião na Vara das Execuções Penais para debater sobre portaria que limita o acesso dos advogados ao interior dos presídios. A portaria foi proposta pela Secretaria de Assuntos Penitenciários (Seapen) do Estado.

A reunião foi mediada pelo juiz titular das Execuções Penais, Sérgio William Teixeira, com participação do presidente da OAB-RO, Hélio Vieira, da Associação dos Advogados Criminalistas e funcionários da Seapen. Durante os debates, Hélio Vieira deixou claro que a Ordem não flexibiliza a questão das prerrogativas. "Abrir mão das prerrogativas é colocar a cidadania em risco", alertou o presidente da OAB-RO, acrescentando, entretanto, que a Ordem busca o entendimento como forma de harmonizar a relação com o sistema prisional.

"Só não podemos aceitar que, por deliberação pessoal, alguns funcionários tentem restringir o acesso do advogado ao preso. Esse é um direito do preso e uma prerrogativa da cidadania", acrescentou Hélio Vieira. O dirigente da OAB-RO adiantou que irá conversar com o secretário Gilvan Ferro, da Seapen, para que membros da Escola Superior de Advocacia ministrem palestras sobre prerrogativas profissionais aos agentes penitenciários e servidores do sistema prisional.

A portaria utilizada pelos agentes penitenciários como argumento para limitar o horário de visitas do advogado ao preso na Casa de Detenção José Mário Alves não foi assinada pelos dirigentes da OAB-RO. "Não houve consenso em alguns pontos e, por isso, a portaria não foi assinada", explicou a presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da entidade da advocacia, Keila Maria de Oliveira. Será agendada uma nova reunião para debater a portaria. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)