Sexta-feira, 16 de abril de 2010 - 11h59
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Rondônia, Hélio Vieira, manifestou apoio ao Conselho da Justiça Federal, que aprovou nesta quarta-feira (14) a criação de 230 novas Varas Federais em todo o país.
Das 230 novas varas, 46 serão instaladas ainda este ano, sendo que quatro serão especializadas em causas ambientais e instaladas nas principais capitais da chamada região amazônica: Porto Velho, Manaus (AM), Belém (PA) e em São Luís (MA).
A localização dessas varas foi definida por critérios técnicos, como demanda processual, densidade populacional, índice de crescimento demográfico, PIB das localidades, distância entre varas existentes, além de áreas estratégicas de fronteira e as que têm maior demanda de causas ambientais.
As novas Varas Ambientais fazem parte da relação das 230 varas federais que serão criadas até 2014, com fundamento em lei de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça, e aprovada pelo Congresso Nacional, que prescreve a instalação de 46 varas a cada ano, de 2010 a 2014.
Para o presidente do Conselho da Justiça Federal e do STJ, Ministro César Asfor Rocha, “as questões ambientais requerem, com frequência, extrema rapidez para que os danos não se tornem irreversíveis, inclusive com o risco de perda, para sempre, de elementos da flora e da fauna ameaçados de extinção”. Na opinião dele, “as novas varas contribuirão para dar mais agilidade ao julgamento dos processos ambientais, muitos dos quais tramitam em varas diversificadas”.
O presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da OAB Rondônia, advogado Eduardo Diniz, argumenta que “a OAB considera a instalação da vara especializada em causas ambientais, a denominada vara ambiental, importante para a celeridade na prestação jurisdicional dessas causas e prestigiosa para a advocacia que há tempos reivindica a ampliação do atendimento na Justiça Federal”.
Fonte: Ascom OABRO
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)