Sexta-feira, 16 de abril de 2010 - 11h59
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Rondônia, Hélio Vieira, manifestou apoio ao Conselho da Justiça Federal, que aprovou nesta quarta-feira (14) a criação de 230 novas Varas Federais em todo o país.
Das 230 novas varas, 46 serão instaladas ainda este ano, sendo que quatro serão especializadas em causas ambientais e instaladas nas principais capitais da chamada região amazônica: Porto Velho, Manaus (AM), Belém (PA) e em São Luís (MA).
A localização dessas varas foi definida por critérios técnicos, como demanda processual, densidade populacional, índice de crescimento demográfico, PIB das localidades, distância entre varas existentes, além de áreas estratégicas de fronteira e as que têm maior demanda de causas ambientais.
As novas Varas Ambientais fazem parte da relação das 230 varas federais que serão criadas até 2014, com fundamento em lei de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça, e aprovada pelo Congresso Nacional, que prescreve a instalação de 46 varas a cada ano, de 2010 a 2014.
Para o presidente do Conselho da Justiça Federal e do STJ, Ministro César Asfor Rocha, “as questões ambientais requerem, com frequência, extrema rapidez para que os danos não se tornem irreversíveis, inclusive com o risco de perda, para sempre, de elementos da flora e da fauna ameaçados de extinção”. Na opinião dele, “as novas varas contribuirão para dar mais agilidade ao julgamento dos processos ambientais, muitos dos quais tramitam em varas diversificadas”.
O presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da OAB Rondônia, advogado Eduardo Diniz, argumenta que “a OAB considera a instalação da vara especializada em causas ambientais, a denominada vara ambiental, importante para a celeridade na prestação jurisdicional dessas causas e prestigiosa para a advocacia que há tempos reivindica a ampliação do atendimento na Justiça Federal”.
Fonte: Ascom OABRO
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)