Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB leva noções de direito e política à escola em Triunfo


 

Os alunos do turno da manhã da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Albino Büttner, no distrito de Triunfo, localizado a 108 km de Porto Velho, tiveram um aula diferente na manhã desta segunda-feira. Ao saírem para o primeiro intervalo naquela manhã de céu claro e vento frio, os alunos foram avisados de que teria no pátio da escola uma palestra sobre noções de direito e cidadania, patrocinada pelo projeto OAB Cidadania, realizado pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ao abrir a palestra, o presidente da OAB, Hélio Vieira, passou um recado aos cerca de 70 alunos que estavam no pátio para ouvir a mensagem de cidadania. Citando o próprio exemplo de filho de família humilde que sempre estudou em escola pública e fez faculdade pública, Hélio Vieira estimulou os jovens a levarem o estudo como a coisa mais importante de suas vidas. “Só com o estudo é possível a realização de nossos sonhos e através dele conseguiremos alcançar nossos objetivos”, disse o presidente da OAB Rondônia .

A escola, que tem cerca de 600 alunos, divididos em três turnos, tem o engajamento do professores para ampliar a possibilidade de aprendizagem com palestras que contribuam para o dia-a-dia tanto na escola, quanto em família, explicou a vice-diretora Ivani Pontes Alexandre. O ponto alto da palestra foi o debate sobre o Projeto Ficha Limpa - que recentemente teve sua redação aprovada na Câmara Federal - e sobre o voto consciente, o que, segundo Hélio Vieira, é a maior demonstração de direito e cidadania.

Após a exposição do presidente da seccional foi aberta a sessão de perguntas. Amanda de Castro Silva, aluna do 8º ano, quis saber sobre a prestação jurisdicional gratuita. Hélio Vieira falou da responsabilidade do Estado em fornecer assistência jurídica livre de custos a todo cidadão e indicou a Defensoria Pública do Estado (DPE).

Um professor aproveitou o tema e perguntou “o que a OAB pode fazer para impedir que candidatos cassados por compra de voto voltem a concorrer eleição”. Hélio disse que a OAB fiscaliza e chama a atenção do eleitor através de campanhas como a OAB Cidadania. “Nosso papel é mais como de sinalizador. Através da educação, esperamos que o eleitor possa dar uma resposta e esses tipos de políticos”, enfatiza.

Como saída para diminuir a corrupção e acabar com as negociatas, Hélio Vieira apontou a política sem remuneração. “O político teria sim uma ajuda de custo, mas de forma que atraia pessoas disposta a trabalhar pelo social e não corruptos que buscam unicamente o enriquecimento pessoal através da política”, disse.

Dando continuidade ao assunto suscitado pelo debate, Hélio abordou a questão dos gastos com políticos e com os presos do sistema penitenciário nacional. Segundo ele, para manter um único preso o Estado gasta algo em torno de R$ 1,2 mil, “o que chega a ser mais que o salário de um professor municipal. Vergonhoso também é o que é gasto por aluno, cerca de R$ 0,30”.

Palestras semelhantes serão realizadas também em faculdades, segundo informou Vieira.

Fonte:  OAB-RO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)