Quinta-feira, 30 de novembro de 2006 - 05h25
A Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia lamentou, nesta quarta-feira, o assassinato do advogado Orli Rosa, na Comarca de Buritis, e está cobrando rigorosas providências das autoridades policiais no sentido de elucidar o crime. A OAB entende ser necessário uma ação efetiva do Estado para garantir a segurança da população na região onde a violência e a criminalidade vem mostrando os dentes há muito tempo.
O advogado Orli Rosa foi assassinado em sua residência por volta das 2 horas de terça-feira por vários disparos de arma de fogo. A morte do advogado Orli foi comunicada a OAB na noite de terça-feira, quando o presidente seccional Orestes Muniz conversou por telefone com o delegado regional de Ariquemes, Antônio Sobral Gastão Neto.
Um dos primeiros advogados a se instalar em Buritis, Orli Rosa já havia sofrido ameaças de morte por causa das ações trabalhistas em que defendia trabalhadores. Na noite de terça-feira, enquanto se preparava para jantar, o advogado foi surpreendido por dois pistoleiros que invadiram sua residência e o assassinaram a tiros em frente a sua família.
Assim que tomou conhecimento da morte do advogado Orli Rosa, a diretoria da Subseção da OAB em Ariquemes, através da presidente Vanda Salete Gomes de Almeida e do secretário-adjunto Fernando Martins Gonçalves, mantiveram contato com o advogado José Roberto de Castro, delegado da OAB em Buritis, para se inteirar dos acontecimentos e conversaram o delegado regional da Polícia Civil, Antônio Sobral Gastão Neto.
Segundo Fernando Gonçalves, a equipe da Polícia Civil de Ariquemes se deslocou para Buritis ao amanhecer desta quarta-feira para os primeiros levantamentos da investigação sobre o crime.
A direção do Conselho Seccional da OAB manifesta sua preocupação com a onda de violência na região de Buritis, onde dezenas de trabalhadores já foram executadas e nem mesmo autoridades são poupadas. Em maio deste ano, o juiz Danilo Augusto Kanthack Paccini, titular daquela Comarca também foi ameaçado de morte, merecendo na ocasião a divulgação de nota de repúdio contra as ameaças de solidariedade ao ameaçado.
O presidente da OAB Rondônia, advogado Orestes Muniz Filho, disse nesta quarta-feira, enquanto acompanhava as primeiras investigações do caso e coordenava o apoio da Subseção da OAB em Ariquemes aos familiares do advogado Orli Rosa, que está na hora do Governo do estado desenvolver uma operação policial na região, com o objetivo de garantir a tranqüilidade e a paz para os moradores.
Fonte: OAB-RO
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho
O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)