Quinta-feira, 30 de novembro de 2006 - 05h25
A Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia lamentou, nesta quarta-feira, o assassinato do advogado Orli Rosa, na Comarca de Buritis, e está cobrando rigorosas providências das autoridades policiais no sentido de elucidar o crime. A OAB entende ser necessário uma ação efetiva do Estado para garantir a segurança da população na região onde a violência e a criminalidade vem mostrando os dentes há muito tempo.
O advogado Orli Rosa foi assassinado em sua residência por volta das 2 horas de terça-feira por vários disparos de arma de fogo. A morte do advogado Orli foi comunicada a OAB na noite de terça-feira, quando o presidente seccional Orestes Muniz conversou por telefone com o delegado regional de Ariquemes, Antônio Sobral Gastão Neto.
Um dos primeiros advogados a se instalar em Buritis, Orli Rosa já havia sofrido ameaças de morte por causa das ações trabalhistas em que defendia trabalhadores. Na noite de terça-feira, enquanto se preparava para jantar, o advogado foi surpreendido por dois pistoleiros que invadiram sua residência e o assassinaram a tiros em frente a sua família.
Assim que tomou conhecimento da morte do advogado Orli Rosa, a diretoria da Subseção da OAB em Ariquemes, através da presidente Vanda Salete Gomes de Almeida e do secretário-adjunto Fernando Martins Gonçalves, mantiveram contato com o advogado José Roberto de Castro, delegado da OAB em Buritis, para se inteirar dos acontecimentos e conversaram o delegado regional da Polícia Civil, Antônio Sobral Gastão Neto.
Segundo Fernando Gonçalves, a equipe da Polícia Civil de Ariquemes se deslocou para Buritis ao amanhecer desta quarta-feira para os primeiros levantamentos da investigação sobre o crime.
A direção do Conselho Seccional da OAB manifesta sua preocupação com a onda de violência na região de Buritis, onde dezenas de trabalhadores já foram executadas e nem mesmo autoridades são poupadas. Em maio deste ano, o juiz Danilo Augusto Kanthack Paccini, titular daquela Comarca também foi ameaçado de morte, merecendo na ocasião a divulgação de nota de repúdio contra as ameaças de solidariedade ao ameaçado.
O presidente da OAB Rondônia, advogado Orestes Muniz Filho, disse nesta quarta-feira, enquanto acompanhava as primeiras investigações do caso e coordenava o apoio da Subseção da OAB em Ariquemes aos familiares do advogado Orli Rosa, que está na hora do Governo do estado desenvolver uma operação policial na região, com o objetivo de garantir a tranqüilidade e a paz para os moradores.
Fonte: OAB-RO
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública
Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido
A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia
Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)