Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

OAB lamenta morte de advogado e cobra maior segurança em Buritis


A Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia lamentou, nesta quarta-feira, o assassinato do advogado Orli Rosa, na Comarca de Buritis, e está cobrando rigorosas providências das autoridades policiais no sentido de elucidar o crime. A OAB entende ser necessário uma ação efetiva do Estado para garantir a segurança da população na região onde a violência e a criminalidade vem mostrando os dentes há muito tempo.

O advogado Orli Rosa foi assassinado em sua residência por volta das 2  horas de terça-feira por vários disparos de arma de fogo. A morte do advogado Orli foi comunicada a OAB na noite de terça-feira, quando o presidente seccional Orestes Muniz conversou por telefone com o delegado regional de Ariquemes, Antônio Sobral Gastão Neto.

Um dos primeiros advogados a se instalar em Buritis, Orli Rosa já havia sofrido ameaças de morte por causa das ações trabalhistas em que defendia trabalhadores. Na noite de terça-feira, enquanto se preparava para jantar, o advogado foi surpreendido por dois pistoleiros que invadiram sua residência e o assassinaram a tiros em frente a sua família.

Assim que tomou conhecimento da morte do advogado Orli Rosa, a diretoria da Subseção da OAB em Ariquemes, através da presidente Vanda Salete Gomes de Almeida e do secretário-adjunto Fernando Martins Gonçalves, mantiveram contato com o advogado José Roberto de Castro, delegado da OAB em Buritis, para se inteirar dos acontecimentos e conversaram o delegado regional da Polícia Civil, Antônio Sobral Gastão Neto.

Segundo Fernando Gonçalves, a equipe da Polícia Civil de Ariquemes se deslocou para Buritis ao amanhecer desta quarta-feira para os primeiros levantamentos da investigação sobre o crime.

A direção do Conselho Seccional da OAB manifesta sua preocupação com a onda de violência na região de Buritis, onde dezenas de trabalhadores já foram executadas e nem mesmo autoridades são poupadas.  Em maio deste ano, o juiz Danilo Augusto Kanthack Paccini, titular daquela Comarca também foi ameaçado de morte, merecendo na ocasião a divulgação de nota de repúdio contra as ameaças de solidariedade ao ameaçado.

O presidente da OAB Rondônia, advogado Orestes Muniz Filho, disse nesta quarta-feira, enquanto acompanhava as primeiras investigações do caso e coordenava o apoio da Subseção da OAB em Ariquemes aos familiares do advogado Orli Rosa, que está na hora do Governo do estado desenvolver uma operação policial na região, com o objetivo de garantir a tranqüilidade e a paz para os moradores.

Fonte:  OAB-RO

Mais Sobre Política

MP recomenda que Prefeito de Monte Negro adote medidas de combate ao nepotismo

MP recomenda que Prefeito de Monte Negro adote medidas de combate ao nepotismo

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, expediu recomendação ao Prefeito de Monte Negro, Evandro Marques da

Governo de Rondônia encaminha ao STF pedido de análise de proposta de renegociação da dívida do Beron

Governo de Rondônia encaminha ao STF pedido de análise de proposta de renegociação da dívida do Beron

Após a assinatura do sétimo termo aditivo de repactuação da dívida do Banco do Estado de Rondônia (Beron), foi questionado pela União o pagamento do v

Feminicídio é destaque da Semana da Justiça pela Paz em Casa

Feminicídio é destaque da Semana da Justiça pela Paz em Casa

O caso de uma adolescente de 17 anos, morta em Cerejeiras(RO), é um dos júris em que o Ministério Público pretende provar a ocorrência de feminicídio

Procurador-Geral de Justiça do MPRO participa de reunião com a presidente do STF sobre Cadastro nacional de Presos

Procurador-Geral de Justiça do MPRO participa de reunião com a presidente do STF sobre Cadastro nacional de Presos

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Airton Pedro Marin Filho, participou na tarde de segunda-feira (20/08) da r