Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB já havia alertado sobre maus tratos a presos


 A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, advogada Vanda Arruda, disse, nesta sexta-feira, esperar que com a nomeação de novos diretores para casa de detenção José Mário Alves cesse as denúncias de torturas que há tempos vinham sendo relatadas. Vanda Arruda assegura também que o governo já estava a par das denúncias de maus tratos contra os presos no presídio. “A comissão envia relatórios mensais ao governo”, disse a advogada em relação ao afastamento - por decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia - dos diretores do presídio, Ricardo Augusto dos Santos (diretor-geral) e Hélio Pereira Cruz (diretor de segurança).

Vanda Arruda explicou que o afastamento dos diretores já era esperado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB devido o grande número de denúncias feitas contra eles por presos e parentes de apenados. “Não nos surpreendemos com a decisão judicial. Embora seja apenas um órgão fiscalizador, não é de hoje que a Comissão de Direitos Humanos tem pedido providências urgentes para os problemas no sistema prisional”, comentou. A OAB trabalha em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e com a Seapen. Representantes das quatro instituições se reúnem bimestralmente no próprio Urso Branco.

Com um trabalho nem sempre compreendido por alguns segmentos da sociedade, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB diz que confronta os relatos dos presos e dos diretores para poder formular seus relatórios. “A Comissão não protege bandido. Apenas não compactuamos com torturas e maus tratos de presos”, acentua Vanda Arruda.

Em apoio a Corte Interamericana de Direitos Humanos, que mantém comissão especial em Rondônia, a OAB estabelece contato direto com familiares de apenados e dessa maneira investiga denúncias de excessos e abuso de poder e elabora relatórios.

A respeito da acusação da Seapen de que presos tenham sido orientados por advogados para se ferirem e acusarem os agentes de tortura, Vanda Arruda diz desconhecer tal fato e acha improvável que profissionais do direito se prestem a esse tipo de ação. “Se isso acontecesse nós já estaríamos sabendo”.

Sobre as possíveis torturas a presos a advogada disse que é uma maneira truculenta e pessoal de tentar punir o condenado pela justiça. “É um atentado contra a Justiça e contra os direitos humanos”, finalizou.

 

Fonte: OAB-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)