Sexta-feira, 27 de julho de 2007 - 14h28
Vanda Arruda explicou que o afastamento dos diretores já era esperado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB devido o grande número de denúncias feitas contra eles por presos e parentes de apenados. Não nos surpreendemos com a decisão judicial. Embora seja apenas um órgão fiscalizador, não é de hoje que a Comissão de Direitos Humanos tem pedido providências urgentes para os problemas no sistema prisional, comentou. A OAB trabalha em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e com a Seapen. Representantes das quatro instituições se reúnem bimestralmente no próprio Urso Branco.
Com um trabalho nem sempre compreendido por alguns segmentos da sociedade, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB diz que confronta os relatos dos presos e dos diretores para poder formular seus relatórios. A Comissão não protege bandido. Apenas não compactuamos com torturas e maus tratos de presos, acentua Vanda Arruda.
Em apoio a Corte Interamericana de Direitos Humanos, que mantém comissão especial em Rondônia, a OAB estabelece contato direto com familiares de apenados e dessa maneira investiga denúncias de excessos e abuso de poder e elabora relatórios.
A respeito da acusação da Seapen de que presos tenham sido orientados por advogados para se ferirem e acusarem os agentes de tortura, Vanda Arruda diz desconhecer tal fato e acha improvável que profissionais do direito se prestem a esse tipo de ação. Se isso acontecesse nós já estaríamos sabendo.
Sobre as possíveis torturas a presos a advogada disse que é uma maneira truculenta e pessoal de tentar punir o condenado pela justiça. É um atentado contra a Justiça e contra os direitos humanos, finalizou.
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit

Cacoal: campanha preventiva do câncer supera expectativa da Assdaco
Mais 887 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da campanha denominada Comboni rosa e Comboni azul, realizada pela Associação Assistencial à

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)