Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB: Impunidade estimula fatos como invasão do fórum


O episódio da invasão ao fórum da Comarca de Ariquemes, a 200 quilômetros de Porto Velho, uma operação de alto risco colocada em prática por uma pessoa emocionalmente transtornada e que colocou em jogo a própria vida e a de terceiros, não pode ser tomado como um fato isolado. Para a Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, a agressão aos operadores do Direito tem-se tornado fato corriqueiro, perpetrado por pessoas insatisfeitas com o andamento e o resultado das atividades processuais desses profissionais.

O alvo do invasor do fórum de Ariquemes seria um magistrado, que, por destino e sorte não foi localizado. "Se o fosse, certamente teria sido morto pelo indivíduo que invadiu o fórum se dizendo arruinado com uma decisão daquele juiz", lembrou o vice-presidente da OAB Rondônia, Ivan Francisco Machiavelli, acrescentando que, no estado democrático de direito, o correto é recorrer das decisões que não lhes sejam favoráveis. "Não são só os advogados que estão sofrendo ameaças constantemente, mas os promotores de justiça e os magistrados também, como ocorreu recentemente com o juiz trabalhista da Comarca de Buritis", reforça Machiavelli.

Na visão do vice-presidente da OAB Rondônia, esses fatos são colocados em prática por pessoas encorajadas pelos precedentes de agressão e eliminação de profissionais operadores do Direito e que até o momento não foram esclarecidos pelas autoridades componentes.

Ao abordar o assunto na abertura da sessão do Conselho Seccional da OAB, no último fim de semana, o advogado Ivan Francisco Machiavelli foi claro. "Me refiro ao caso do assassinato do juiz aposentado e advogado José Oldemar Góis, executado a tiros dentro de seu próprio escritório; me refiro ao caso do doutor Orli Rosa, friamente executado por pistoleiros dentro de sua casa, ainda sem uma solução definitiva. e, também, não poderia deixar de registrar o bárbaro assassinato do nosso colega Valter Nunes de Almeida, dentro do seu escritório em pleno expediente à luz do dia", protestou Ivan, lembrando que as autoridades policiais precisam dar uma resposta à sociedade, não apenas nesses casos, mas no grande número de homicídios que se registra todos os dias em Rondônia e dos quais, menos de sete por cento, resultam em processo.

Outros fatores que, segundo o vice-presidente da OAB, contribuem para a ocorrência desses episódios são as precárias condições de segurança verificadas nas dependências do Poder Judiciário em todo o Estado, e o deficiente aparelhamento das polícias e a absoluta falta de investimento na área de inteligência e treinamento de pessoal.

O presidente da subseção da OAB em Ariquemes, advogado Fernando Martins Gonçalves, integrou o grupo de gerenciamento da crise que negociou com o invasor do fórum e manteve durante todo o tempo a direção da Ordem informada sobre o desenrolar das negociações.

Fonte: OAB - Carlos Araújo – MTb 162-RO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro

Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro

A terceira edição da Agrocom (Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família) tem início nesta quinta-feira (9), em Cerejeiras, reunindo produtores

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília

O trabalho do ex-secretário de Finanças de Rondônia, Luís Fernando, acaba de ser reconhecido nacionalmente pela mais alta entidade que coordena a im

Deputado  Alex Redano solicita recuperação da Linha B-106, em Cujubim  Indicação atende demanda de moradores e busca melhorar condiçõ

Deputado Alex Redano solicita recuperação da Linha B-106, em Cujubim Indicação atende demanda de moradores e busca melhorar condiçõ

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação da Linha B-106, no município de

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Durante pronunciamento no plenário em Brasília, nesta terça-feira (07), a deputada federal Sílvia Cristina destacou os três anos de funcionamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)