Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 - 15h17
A Comissão de Direitos Humanos da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil firmou convênio com a Universidade Luterana Brasileira (Ulbra) para a utilização de acadêmicos, a partir do sétimo período de direito, no desenvolvimento de trabalhos junto aos apenados do presídio Doutor José Mário Alves (Urso Branco), em Porto Velho.
A iniciativa, segundo anunciou o vice-presidente da Comissão, advogado Pedro Alexandre, deve beneficiar os estudantes, que ganharão mais experiência e horas extracurriculares, os apenados, que terão suas reclamações analisadas pelos acadêmicos, e a Vara de Execuções Penais, que terá mais fôlego para verificação de penas vencidas.
A experiência funcionará como programa piloto, apenas no Urso Branco, mas poderá ser estendido a outras unidades penais, destacou Pedro Alexandre. Segundo ele, de imediato serão recrutados cerca de 80 acadêmicos de direito. O trabalho vai contar como experiência no currículo de estagiário dos universitários.
A presidente da Comissão, advogada Wanda Arruda Brandão, adianta que esse trabalho só será realizado graças ao apoio que o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, vem dispensando à comissão. Humanista que é, o doutor Hélio tem sido sensível aos nossos pleitos, apoiando todas as iniciativas da comissão, observa.
Os trabalhos serão desenvolvidos a partir do dia 03 de março, três dias depois de os universitários participarem de um curso sobre execuções penais que será promovido, de 25 a 29 deste mês, pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Sérgio Williams Domingues.
Além da OAB e da Ulbra, participam do projeto a Vara de Execuções Penais e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), antiga Seapen. A expectativa é que, no máximo, em seis meses tenhamos uma visão geral da real situação dos apenados, finaliza Pedro Alexandre.
Fonte: OAB-RO
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de
Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319
A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.
Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo
A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a