Segunda-feira, 23 de março de 2009 - 14h11
O treinamento rápido promovido pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT da 14ª Região) para implantação do processo virtual na Justiça do Trabalho superou as expectativas. A avaliação é do presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, ao avaliar como positiva a participação dos advogados trabalhistas e dos servidores do TRT que estarão envolvidos na implantação do sistema.
Com a perspectiva de iniciar ainda esse mês o recebimento de petições e outros atos processuais via internet, nas 7ª e 8ª Varas do Trabalho, a presidente do TRT, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima explicou que após essa fase embrionária será implantado no âmbito do tribunal o Sistema Único de Acompanhamento Processual. É a digitalização do processo na Justiça Trabalhista se tornando realidade, disse a juíza no discurso de abertura do evento, que reuniu cerca de 150 advogados e servidores da Justiça do Trabalho no auditório da OAB Rondônia.
Para o jovem advogado Jonathas Rondon Júnior, o treinamento foi esclarecedor, mas espero que tenhamos oportunidade de saber mais sobre a parte prática do funcionamento desse novo sistema, disse Júnior, considerando um avanço importante a virtualização do processo na Justiça do Trabalho. Quem também considerou positivos os esclarecimentos sobre a implantação do processo eletrônico foi o presidente da Associação Rondoniense dos Advogados Trabalhistas (Aronat), Luiz Zildemar Soares.
O treinamento ocorreu na tarde da última sexta-feira e teve discurso do presidente da OAB, Hélio Vieira e da presidente do TRT, Maria Cesarineide, e contou com a participação dos desembargadores Carlos Lobo, Vulmar Coelho, Elana Leiva de Farias e Socorro Miranda. A presidente do TRT lembrou que é apenas o primeiro passo para a implantação do sistema de processo eletrônico em toda a Justiça do Trabalho da 14ª Região.
Entre os pontos positivos elencados pelos expositores foi a elasticidade dos prazos, a economia de papel e o favorecimento da implantação de novas tecnologias. Com a implantação do processo eletrônico, o advogado poderá protocolar feito processual até à meia noite do último dia do prazo, quando pelo sistema atual ele só pode fazer até às 18 horas, horário em que se encerra o expediente no Tribunal.
Antes de encerrar o presidente da OAB lembrou que na medida em que avançar a implantação do novo sistema haverá novos treinamentos para os advogados. O objetivo da Ordem é preparar os advogados para acompanhar esses avanços tecnológicos que entendemos como salutar para uma melhor prestação jurisdicional, enfatizou.
Já a presidente do TRT manifestou seu agradecimento pela participação dos servidores e juizes do tribunal e reafirmou a importância da parceria com a OAB.
Fonte: OAB-RO / Carlos Araújo MTb 162-RO / Beatriz Gianotti MTb 922-RO
Em Brasília, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil/RO) fez questão de participar, ainda que remotamente, da audiência pública promovida p
Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados
Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento
Os deputados estaduais de Rondônia aprovaram, durante a sessão de terça-feira (17), o Projeto de Lei 888/2025, que autoriza o Poder Executivo a abri
Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia, na sessão plenária de terça-feira (17) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vice-presidente