Quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 14h46
A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, através da Escola Superior de Advocacia (ESA), promove, no próximo dia 30, nas subseções de Jaru e de Ariquemes, palestra sobre prerrogativas profissionais, ministrada pelo juiz federal Herculano Martins Nacif, aos advogados e acadêmicos de Direito das duas regiões.
As palestras fazem parte do trabalho de interiorização da OAB Rondônia e do esforço da ESA em levar atualização jurídica aos advogados das subseções. Segundo Irineu Vicente, diretor-geral da ESA, o tema é atual e latente e será abordado por um magistrado, o que, segundo ele, é de extrema relevância, já que mostra uma outra visão sobre o assunto.
“O desrespeito às prerrogativas é visível inclusive nas esferas superiores”, disse Irineu Vicente, citando o caso do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalvcante Júnior, que foi impedido de falar durante reunião do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Aí se vê que o tema precisa continuar sendo debatido”, salienta.
Mário Roberto Pereira de Souza, presidente da Subseção da OAB de Jaru, elogiou a iniciativa da ESA e disse que a Subseção tem mantido diálogo com juízes, delegados e serventuários da Justiça sobre o tema e tem obtido bons resultados.
Para Mário Roberto a palestra é importante principalmente porque aprofunda os debates sobre o assunto e proporciona maior esclarecimento já que é tratado por um magistrado. “Doutor. Herculano é um juiz notável. Seu livro (Ele, o advogado visto por um juiz) está sendo muito elogiado por todos os advogados”.
Já o presidente da subseção da OAB Ariquemes, Alex Souza de Moraes Sarkis, acredita que toda palestra que aborde o tema prerrogativas profissionais do advogado é importante. “A Palestra do doutor. Herculano está em harmonia com a proposta da Seccional e da Subseção de Ariquemes, que é a de valorizar o advogado, que é peça fundamental para que o direito do cidadão seja preservado”, diz.
Segundo Alex Sarkis, a questão das prerrogativas em Ariquemes vem sendo encarada com a seriedade necessária. “Temos uma comissão combatente e atuante que está sempre alerta a eventuais incidentes ou abusos. Óbvio que todo esse trabalho tem o respaldo da Seccional. Todavia, acreditamos sempre na diplomacia e na resolução dos problemas relacionados às prerrogativas por meio de conscientização da classe e das autoridades envolvidas com a advocacia”.
Fonte: Ascom/OAB-RO
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)