Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB e ESA promovem palestras sobre prerrogativas em Jaru e Ariquemes



A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, através da Escola Superior de Advocacia (ESA), promove, no próximo dia 30, nas subseções de Jaru e de Ariquemes, palestra sobre prerrogativas profissionais, ministrada pelo juiz federal Herculano Martins Nacif, aos advogados e acadêmicos de Direito das duas regiões.

As palestras fazem parte do trabalho de interiorização da OAB Rondônia e do esforço da ESA em levar atualização jurídica aos advogados das subseções. Segundo Irineu Vicente, diretor-geral da ESA, o tema é atual e latente e será abordado por um magistrado, o que, segundo ele, é de extrema relevância, já que mostra uma outra visão sobre o assunto.

“O desrespeito às prerrogativas é visível inclusive nas esferas superiores”, disse Irineu Vicente, citando o caso do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalvcante Júnior, que foi impedido de falar durante reunião do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Aí se vê que o tema precisa continuar sendo debatido”, salienta.

Mário Roberto Pereira de Souza, presidente da Subseção da OAB de Jaru, elogiou a iniciativa da ESA e disse que a Subseção tem mantido diálogo com juízes, delegados e serventuários da Justiça sobre o tema e tem obtido bons resultados.

Para Mário Roberto a palestra é importante principalmente porque aprofunda os debates sobre o assunto e proporciona maior esclarecimento já que é tratado por um magistrado. “Doutor. Herculano é um juiz notável. Seu livro (Ele, o advogado visto por um juiz) está sendo muito elogiado por todos os advogados”.

Já o presidente da subseção da OAB Ariquemes, Alex Souza de Moraes Sarkis, acredita que toda palestra que aborde o tema prerrogativas profissionais do advogado é importante. “A Palestra do doutor. Herculano está em harmonia com a proposta da Seccional e da Subseção de Ariquemes, que é a de valorizar o advogado, que é peça fundamental para que o direito do cidadão seja preservado”, diz.

Segundo Alex Sarkis, a questão das prerrogativas em Ariquemes vem sendo encarada com a seriedade necessária. “Temos uma comissão combatente e atuante que está sempre alerta a eventuais incidentes ou abusos. Óbvio que todo esse trabalho tem o respaldo da Seccional. Todavia, acreditamos sempre na diplomacia e na resolução dos problemas relacionados às prerrogativas por meio de conscientização da classe e das autoridades envolvidas com a advocacia”.

Fonte: Ascom/OAB-RO
 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)