Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB defende fidelidade partidária


Aproveitando as discussões em torno dom tema, o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, voltou a defender esta semana a fidelidade partidária e o voluntarismo político como forma de minimizar a corrupção e acabar com as famosas negociatas políticas no Brasil.

 

Hélio Vieira lamentou que Rondônia, mais uma vez, tenha sido alvo das manchetes da imprensa nacional com o fato da cassação do vereador Lourival Pereira de Oliveira. Segundo ele, o acontecimento mancha a política e deixa em descrédito os políticos brasileiros. “Por outro lado, ao protagonizar o primeiro caso de cassação de um político por infidelidade partidária, a Justiça Eleitoral rondoniense dá exemplo ao Brasil, agindo com celeridade e seriedade no cumprimento da lei”.

 

Na opinião do advogado, o Poder Judiciário Brasileiro já deu uma importante contribuição à política ao definir a questão da fidelidade partidária. “Agora, o povo espera que o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal continuem avançando no tema, ampliando o alcance da fidelidade partidária para todos os cargos eletivos”, observou.

 

Segundo Hélio, a decisão do Supremo, assim como o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral quanto à relação dos políticos com seus partidos, inaugura uma nova forma de fazer político no Brasil. “Mas é importante que a sociedade faça a sua parte, melhorando a escolha dos candidatos e passando a olhar para os partidos sob um novo olhar. O fortalecimento das siglas partidárias é bom para a nossa jovem democracia”, acentua.

 

Em recente entrevista a Rádio Globo, do Rio de Janeiro, Hélio Viera destacou a reforma política e sugeriu o fim dos autos salários aos políticos para que os mesmos deixem de disputar cargos eletivos visando meramente a remuneração e as negociatas, como acontece atualmente. “Os políticos passariam a desempenhar função de grande relevância nacional e assim seriam reconhecidos. A própria OAB é um exemplo de trabalho voluntário que pode servir de exemplo à política”, afirma Hélio Vieira, acrescentando que é essa é uma experiência que a sociedade brasileira deve experimentar.

 

Nesse contexto, o presidente da OAB rondoniense acredita que as instituições representativas da sociedade civil deveriam se unir à OAB para continuar cobrando a efetivação da reforma política, com financiamento público de campanha e, ao invés de remuneração para os políticos, subsídios para desenvolvimento das atividades políticas, com absoluto controle da sociedade. “Assim, o Governo não precisaria arrancar tantos recursos da sociedade para cobrir furos em seu caixa”.

 

Fonte: OAB-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)