Sexta-feira, 21 de dezembro de 2007 - 14h01
Aproveitando as discussões em torno dom tema, o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, voltou a defender esta semana a fidelidade partidária e o voluntarismo político como forma de minimizar a corrupção e acabar com as famosas negociatas políticas no Brasil.
Hélio Vieira lamentou que Rondônia, mais uma vez, tenha sido alvo das manchetes da imprensa nacional com o fato da cassação do vereador Lourival Pereira de Oliveira. Segundo ele, o acontecimento mancha a política e deixa em descrédito os políticos brasileiros. Por outro lado, ao protagonizar o primeiro caso de cassação de um político por infidelidade partidária, a Justiça Eleitoral rondoniense dá exemplo ao Brasil, agindo com celeridade e seriedade no cumprimento da lei.
Na opinião do advogado, o Poder Judiciário Brasileiro já deu uma importante contribuição à política ao definir a questão da fidelidade partidária. Agora, o povo espera que o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal continuem avançando no tema, ampliando o alcance da fidelidade partidária para todos os cargos eletivos, observou.
Segundo Hélio, a decisão do Supremo, assim como o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral quanto à relação dos políticos com seus partidos, inaugura uma nova forma de fazer político no Brasil. Mas é importante que a sociedade faça a sua parte, melhorando a escolha dos candidatos e passando a olhar para os partidos sob um novo olhar. O fortalecimento das siglas partidárias é bom para a nossa jovem democracia, acentua.
Em recente entrevista a Rádio Globo, do Rio de Janeiro, Hélio Viera destacou a reforma política e sugeriu o fim dos autos salários aos políticos para que os mesmos deixem de disputar cargos eletivos visando meramente a remuneração e as negociatas, como acontece atualmente. Os políticos passariam a desempenhar função de grande relevância nacional e assim seriam reconhecidos. A própria OAB é um exemplo de trabalho voluntário que pode servir de exemplo à política, afirma Hélio Vieira, acrescentando que é essa é uma experiência que a sociedade brasileira deve experimentar.
Nesse contexto, o presidente da OAB rondoniense acredita que as instituições representativas da sociedade civil deveriam se unir à OAB para continuar cobrando a efetivação da reforma política, com financiamento público de campanha e, ao invés de remuneração para os políticos, subsídios para desenvolvimento das atividades políticas, com absoluto controle da sociedade. Assim, o Governo não precisaria arrancar tantos recursos da sociedade para cobrir furos em seu caixa.
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)