Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB ajuda a constitucionalizar o Brasil, afirma Orestes



Com um longo histórico de luta em favor da sociedade brasileira, com maior destaque para a luta pela redemocratização do país, a Ordem dos Advogados do Brasil está dando uma importante contribuição para a constitucionalização da vida brasileira. A opinião é do advogado Orestes Muniz Filho, conselheiro federal e ex-presidente da OAB Rondônia, a propósito dos debates na XX Conferência Nacional dos Advogados, realizada de 11 a 15 de novembro, em Natal (RN).

E o que significa constitucionalizar o Brasil? Segundo Orestes, é levar a todos os rincões e a sociedade como um todo a mensagem da gama de direitos assegurados no texto constitucional e que devem ser utilizados como garantia plena da cidadania.

Mestre em Direito Constitucional, Orestes Muniz acentua que, apesar dos 20 anos da Constituição Federal de 88, ainda existem muitas coisas a serem feitas, muitos direitos precisam ser respeitados para não deformar a Constituição.

O advogado lembrou ainda que para ajudar nessa constitucionalização, a OAB e os advogados devem continuar promovendo conferências e palestras, não só para os advogados e estudantes de direito, mas para toda comunidade.

Orestes destaca a participação da delegação de Rondônia, que compareceu a Conferência com cerca de 20 advogados, e lembra que vários membros da delegação foram distinguidos com designação para presidir ou relatar painéis de debates. Ele cita a participação do presidente da OAB Rondônia, Hélio Vieira, como presidente do painel “Direitos Esquecidos”; o trabalho desenvolvido pelo conselheiro federal Gilberto Piselo, como secretário em outro painel; e a atuação do conselheiro federal e ex-presidente da OAB Rondônia, Pedro Origa Neto, que também foi relator de um painel.

O próprio Orestes proferiu palestra, durante a Conferência, sobre o acesso à Justiça e a questão dos precatórios, temas em que vinha atuando durante esse ano no Conselho Federal.

Com palestrantes de alto nível intelectual, a XX Conferência dos Advogados foi, na definição do conselheiro, uma excelente oportunidade para se debater temas jurídicos da maior relevância para a vida nacional. Segundo Orestes, foi graças à participação de professores, doutores, ministros, procuradores e de pessoas de outras as áreas, mas com visão jurídica, que fizeram com que o objetivo maior fosse atingindo.

Além das pessoas do meio jurídicos, fizeram-se presentes também, pessoas da chamada sociedade civil não ligadas especificamente ao mundo jurídico. Foi a presença desse público que enriqueceu e ampliou a visão de vários assuntos abordados, como células-tronco, direitos dos excluídos, entre outros. “Isso fez com que os advogados tivessem maior interesses em participar dos debates”, observa Orestes Muniz.

As conferências realizadas pelas Seccionais nos Estados e o trabalho da OAB Cidadania que vem se desenvolvendo no Brasil inteiro, com palestras levadas pelos advogados às escolas, comunidades e associação de bairros mostrando os direitos que as pessoas têm e que devem ser respeitados e cumpridos pelas autoridades, segundo Orestes Muniz, são parte da nova face da Ordem.

Fonte: Carlos Araújo – MTb 162-RO
 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)