Terça-feira, 7 de outubro de 2008 - 06h34
Dalila Nogueira Pinto Acadêmica do 6° período de jornalismo
O dicionário jurídico do site Nota Dez define Direito como faculdade legal de praticar ou deixar de praticar algo. Como posso dizer que votar é um direito se, quem para quem tem entre 18 e 70 anos o voto é obrigatório? Não há escolha entre ir ou não ir votar. Você que se encaixa no perfil acima é obrigado a votar.
Segundo informações do site do Tribunal Superior Eleitoral, as principais conseqüências para quem não votar e deixar de justificar o voto: não poderá obter passaporte ou carteira de identidade, não conseguirá empréstimos bancários, não receberá restituição do imposto de renda. Ou seja, quem não votar deixará de ser cidadão.
Conforme dados do Movimento Nacional do Voto Livre, 68% dos brasileiros são a favor do voto livre. 205 países têm voto facultativo, ou seja, vota quem quiser. A minoria não avançou nas questões políticas e mantêm a obrigatoriedade do voto mascarada pelo dito "direito de votar" como meio de praticar cidadania.
O trecho de um artigo escrito pelo economista formado pela PUC-RJ, Rodrigo Constantino, sobre a obrigatoriedade do voto questiona o direito de votar.
"Qual o sentido de se ter um sistema de voto obrigatório em uma democracia? Garantir ao cidadão seu direito de escolha dos representantes políticos é uma coisa; obrigá-lo a fazer isso é outra, completamente diferente. O voto, quando obrigatório, não é um direito, mas um dever. Em nome da suposta "cidadania", transforma-se indivíduos em súditos. O que está por trás dessa imposição aos eleitores?", comenta Constantino.
A maior parte dos brasileiros aguarda o dia em que prevalecerá o direito de escolha, a real cidadania de optar entre querer ou não votar.
Fonte: www.rodrigoconstantino.blogsport.com
De acordo com o site Muda Brasil, o voto é obrigatório em 30 países, metade na América Latina.
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho
O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)