Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Número de adolescentes infratoras é baixo em Rondônia


O atendimento às crianças e adolescentes que cometeram atos infracionais em Rondônia tem recebido atenção do Governo do Estado, que contratou e treinou novos profissionais, de diversas áreas, além de investir na melhoria das unidades de internação e na construção de novas. Em nenhuma dessas unidades, adolescentes masculinos e femininos estão juntos (não há unidade mistas) e o número de meninas em conflito com a lei é baixo.

A discussão da acomodação de menores que cometeram atos infracionais veio à tona após uma adolescente ter sido colocada numa cela, junto com 30 homens, numa delegacia no interior do estado do Pará.

Para abrigar os adolescentes masculinos em conflito com a lei, são nove unidades de internação no interior, onde ficam adolescentes sentenciados e aguardando julgamento. Elas estão localizadas nos municípios de Ariquemes, Jaru, Rolim de Moura, Cacoal, Colorado do Oeste, Nova Brasilândia, Vilhena e Alvorada do Oeste. Em nenhuma delas há adolescentes femininas e também não há, até agora, demanda, segundo informou a Fundação de Assistência Social do Estado de Rondônia (Faser), responsável por abrigar os adolescentes em conflito com a lei.

Duas novas unidades, construídas pelo Governo, estão em fase de conclusão, nos municípios de Alta Floresta do Oeste e Cerejeiras. Ainda segundo a Faser, essas unidades têm capacidade para abrigar entre 15 a 25 menores, dependendo do tamanho da cidade, e em todas elas a média de ocupação não chega a 50%.

Na capital, Porto Velho, funcionam duas unidades: uma para o adolescente sentenciado, com capacidade para abrigar cerca de 100 adolescentes, e hoje ocupada por cerca de 93, e outra para internação provisória, com capacidade para abrigar até 50 meninos e hoje recebe 30. Ambas são destinadas ao público adolescente masculino. É na capital, com uma população estimada em cerca de 450 mil habitantes, que funciona a unidade de internação para as adolescentes em conflito com a lei. Com capacidade para receber 12 meninas, hoje conta com oito internas, entre sentenciadas e aguardando julgamento.

Está em fase de conclusão uma nova unidade, com 30 vagas, para absorver os adolescentes sentenciados masculinos em Porto Velho , em virtude do crescente número, a cada dia, de meninos envolvidos com a criminalidade.

Nas cidades onde não há unidades de internação para adolescentes, eles são colocados em áreas específicas, separadas em delegacias e presídios. É o caso de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e Pimenta Bueno. Onde existem unidades de internação no interior, ou nos espaços reservados aos adolescentes em delegacias e presídios, estão os julgados e os que aguardam julgamento.

Fonte: DECOM 

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Em uma reconfiguração significativa do partido Republicanos, o empresário, médico psiquiatra, ex-deputado federal e ex-vice-governador de Rondônia,

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)