Terça-feira, 7 de junho de 2011 - 20h01
Parte das ruas que vêm recebendo obras de asfalto em Porto Velho também estão ganhando novas calçadas. A camada de asfalto que substitui a antiga rua de chão batido vem acompanhada do calçamento no passeio público e meio fio, o que vem deixando as ruas dos bairros mais afastados do centro da cidade com um aspecto muito mais bonito, inclusive com rampas de acessibilidade. Segundo a secretária adjunta de Obras e Projetos Especiais (Sempre), engenheira Silvana Cavol, a prefeitura já construiu 158 quilômetros de calçadas pela cidade nos últimos meses.
De acordo com o Código de Posturas, as calçadas em frente às moradias são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, que devem manter o passeio público em condições para o fluxo de pedestres. Mesmo assim, a prefeitura tem assumido essa responsabilidade junto às novas obras de asfaltamento. “Não adianta colocar o asfalto e deixar as calçadas de terra. É preciso proteger o asfalto das infiltrações, já que tudo é feito com drenagem. Além disso, as calçadas de concreto ainda dão mais segurança aos pedestres”, lembra a secretária.
Bairros
A zona Leste foi a região mais contemplada até agora, com 90,4 quilômetros de calçadas colocadas. O cálculo se refere aos dois lados somados de cada rua asfaltada. Os bairros atingidos até agora foram o Ulisses Guimarães, Agenor de Carvalho, Flodoaldo Pontes Pinto e Igarapé, e em ruas como a Sete de Setembro, Cléa Merces e Padre Messias.
Na zona Sul foram construídos 62 quilômetros de calçadas, nos bairros Caladinho, Cidade Nova, Conceição, Castanheira, Eldorado e Nova Floresta, atingindo ruas como a Rio Grande do Sul e Capitão Silvio.
Na zona Norte, mais próxima do centro, foram apenas seis quilômetros de calçadas construídas, nos bairros Costa e Silva e Nacional, principalmente nas ruas Flores da Cunha e Vanderlei Pontes. A região deverá ser contemplada nas próximas obras, que serão feitas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os projetos estão atualmente em fase de análise na Caixa Econômica Federal, e deverão ser liberados nos próximos dias para licitação.
Ciclovia
Silvana lembrou que a construção das calçadas sofreu uma interrupção durante o período das chuvas, mas foi retomada no final de maio. Atualmente, as obras vêm ocorrendo nos bairros Cuniã e Areal, junto às ruas que estão ganhando asfalto, como a Rio de Janeiro e Mamoré, onde inclusive a calçada será acompanhada de uma ciclovia.
A secretária adjunta informou também que um projeto está sendo elaborado pela Sempre para normatizar as calçadas da cidade, atendendo a resolução 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com isso, a largura mínima do passeio passaria de 1m para 1,5m, com rampas de acessibilidade e sinalização podotátil, para deficientes visuais. A partir das próximas obras, as novas calçadas terão piso intertravado, em substituição ao piso cimentado que vinha sendo instalado até agora.
A avenida Sete de Setembro, que vai ganhar um projeto especial de urbanização, terá atenção especial da Sempre. Para valorizar seu aspecto histórico, a via vai ganhar novas calçadas no trecho de 1,3 quilômetro entre a avenida Farquar e Brasília. O piso no passeio público será no estilo intertravado colorido, com sinalização podotátil e rampas de acesso a cadeirantes. As obras devem começar em julho, Nesta semana, o prefeito Roberto Sobrinho deverá se reunir com uma comissão de empresários e comerciantes da sete de setembro para discutir os detalhes da obra.
Fonte: Róbinson Gambôa
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes