Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nova presidente do TRT anuncia sessões do Pleno também no Acre


 
A presidente eleita do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª. Região, juíza Maria  Cesarineide de Souza Lima, anunciou na manhã desta terça-feira,16, em entrevista à TV  Acre, afiliada da Rede Globo, que a partir de janeiro de 2009, algumas sessões do Pleno serão realizadas em Rio Branco (AC) para atender uma antiga reivindicação dos advogados e tornar possível ainda o acompanhamento dessas atividades pelas partes e a sociedade civil organizada.

Na entrevista divulgada pela emissora horas antes da solenidade de posse da magistrada no cargo de presidente do TRT de Rondônia e Acre, às 19 horas, no Teatro Plácido de Castro, ela ressaltou a importância da iniciativa da juíza Socorro Miranda em apresentar a proposta que foi prontamente acolhida pelos membros do Tribunal Pleno.

A realização das sessões do Pleno no Acre é hoje uma unanimidade entre os juízes do Tribunal, e segundo Maria Cesarineide, mesmo que a medida resulte na demora da apreciação de alguns processos no chamado 2º grau, o TRT não perderá a posição de segundo mais célere no ranking nacional.  

A juíza Vania Maria da Rocha Abensur assume, na ocasião, o cargo de vice-presidente da instituição, que em 28 de novembro último completou 22 anos de instalação na jurisdição dos Estados de Rondônia e do Acre.

Pela segunda vez desde a instalação do TRT, duas mulheres assumem os dois maiores cargos de direção da instituição. As primeiras foram as juízas Socorro Miranda (presidente) e Flora Maria Ribas (vice-presidente).

Sobre outras metas para o biênio 2009/2010, a juíza Maria Cesarineide disse considerar um ato de heroísmo o esforço tanto dos juízes quanto dos servidores que atuam no Regional para ir às localidades de difícil acesso levar atendimento e distribuir justiça.

No desenvolvimento das ações para aproximar ainda mais a Justiça do Trabalho da sociedade, ela defende o fortalecimento de antigas e novas parcerias, inclusive o estreitamento da relação com a imprensa, que considera um elo importante entre a a Justiça e a sociedade na construção da cidadania.

O TRT também se prepara para enfrentar outro desafio em Rondônia, diante das projeções de aumento da demanda com a abertura até 2010/2011 de 75 mil novos postos de trabalho na região, advinda do processo de construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira.

Para absorver essa demanda, serão instaladas  mais duas Varas do Trabalho  em Porto Velho, ampliando o número de unidades de seis para oito.

Fonte: Abdoral Cardoso

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)