Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nova presidente do TRT anuncia sessões do Pleno também no Acre


 
A presidente eleita do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª. Região, juíza Maria  Cesarineide de Souza Lima, anunciou na manhã desta terça-feira,16, em entrevista à TV  Acre, afiliada da Rede Globo, que a partir de janeiro de 2009, algumas sessões do Pleno serão realizadas em Rio Branco (AC) para atender uma antiga reivindicação dos advogados e tornar possível ainda o acompanhamento dessas atividades pelas partes e a sociedade civil organizada.

Na entrevista divulgada pela emissora horas antes da solenidade de posse da magistrada no cargo de presidente do TRT de Rondônia e Acre, às 19 horas, no Teatro Plácido de Castro, ela ressaltou a importância da iniciativa da juíza Socorro Miranda em apresentar a proposta que foi prontamente acolhida pelos membros do Tribunal Pleno.

A realização das sessões do Pleno no Acre é hoje uma unanimidade entre os juízes do Tribunal, e segundo Maria Cesarineide, mesmo que a medida resulte na demora da apreciação de alguns processos no chamado 2º grau, o TRT não perderá a posição de segundo mais célere no ranking nacional.  

A juíza Vania Maria da Rocha Abensur assume, na ocasião, o cargo de vice-presidente da instituição, que em 28 de novembro último completou 22 anos de instalação na jurisdição dos Estados de Rondônia e do Acre.

Pela segunda vez desde a instalação do TRT, duas mulheres assumem os dois maiores cargos de direção da instituição. As primeiras foram as juízas Socorro Miranda (presidente) e Flora Maria Ribas (vice-presidente).

Sobre outras metas para o biênio 2009/2010, a juíza Maria Cesarineide disse considerar um ato de heroísmo o esforço tanto dos juízes quanto dos servidores que atuam no Regional para ir às localidades de difícil acesso levar atendimento e distribuir justiça.

No desenvolvimento das ações para aproximar ainda mais a Justiça do Trabalho da sociedade, ela defende o fortalecimento de antigas e novas parcerias, inclusive o estreitamento da relação com a imprensa, que considera um elo importante entre a a Justiça e a sociedade na construção da cidadania.

O TRT também se prepara para enfrentar outro desafio em Rondônia, diante das projeções de aumento da demanda com a abertura até 2010/2011 de 75 mil novos postos de trabalho na região, advinda do processo de construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira.

Para absorver essa demanda, serão instaladas  mais duas Varas do Trabalho  em Porto Velho, ampliando o número de unidades de seis para oito.

Fonte: Abdoral Cardoso

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)