Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nova modalidade de pagamento de precatórios é discutida pela Justiça do Trabalho



O TRT da 14ª Região e o Tribunal de Justiça de Rondônia começaram a discutir quinta-feira última (8) a assinatura de um convênio para implementar a nova modalidade de pagamento de precatórios por meio do regime especial instituído pela Nova modalidade de pagamento de precatórios é discutida pela Justiça do Trabalho  - Gente de Opiniãoemenda constitucional nº 62, de 12 de dezembro de 2009.

De acordo com a Emenda, agora Estados e Municípios do Norte são obrigados a depositar, respectivamente, parcelas mínimas de 1,5 e 1% da arrecadação líquida à conta especial que será administrada pelo Tribunal de Justiça local.

Receita corrente líquida para esse fim, é definida como sendo a soma das receitas tributárias, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de contribuições e de serviços, transferências correntes e outras receitas correntes, incluindo as oriundas do parágrafo 1º do art. 20 da Constituição Federal, verificado no período compreendido pelo mês de referência e os 11 meses anteriores, excluídas as duplicidades, e deduzidas nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional.

Os depósitos da conta especial serão utilizados exclusivamente para pagamento de precatórios expedidos pelos Tribunais, com prioridade para os de caráter alimentício, e não poderão retornar para os cofres dos Estados, Distrito Federal e nem dos Municípios devedores.

Cinquenta por cento dos recursos, de acordo com a emenda, serão utilizados para pagamento de precatórios em ordem cronológica de apresentação, respeitadas as preferências definidas no parágrafo 1º, para os requisitórios do mesmo ano e no parágrafo 2º do art. 100, para requisitórios de todos os anos.

Segundo o parágrafo 7º, nos casos em que não se possa estabelecer a precedência cronológica entre 2 precatórios, pagar-se-á primeiro o de menor valor. Para saldar os precatórios, vencidos e a vencer, pelo regime especial, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devedores depositarão mensalmente, em conta especial, 1/12 - um doze avos - do valor calculado do percentual sobre as respectivas receitas correntes líquidas, apuradas no segundo mês anterior ao mês de pagamento, sendo que esse percentual, calculado no momento de opção pelo regime e mantido fixo até o final do prazo a que se refere o parágrafo 14, que vigorará enquanto o valor dos precatórios devidos for superior ao valor dos recursos vinculados, ou pelo prazo de até 15 anos.

Participaram da reunião a desembargadora-presidente do TRT, Maria Cesarineide Lima, o juiz do trabalho Edilson Cortez, designado pelo Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatórios (JACP), juiz auxiliar da Presidência do TJ, José Antonio Robles, e as equipes técnicas das duas instituições.

Fonte: Abdoral Cardoso
Foto: Luiz Alexandre

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

Deputado Alex Redano participa da assinatura da ordem de serviço para o centro de treinamento Capitão Silvio em Ariquemes

Deputado Alex Redano participa da assinatura da ordem de serviço para o centro de treinamento Capitão Silvio em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia

Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

Deputada Cristiane Lopes defende produtores rurais de Rondônia em audiência pública sobre embargos do Ibama

Deputada Cristiane Lopes defende produtores rurais de Rondônia em audiência pública sobre embargos do Ibama

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)