Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nova lista de assentados será realizada pelo Incra no Jequitibá



A reunião extraordinária convocada pelos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada e a comissão formada por lideranças comunitárias da Linha 45, Vila Samuel, Projeto Jequitibá, iniciou com as reivindicações das famílias que moram na Vila Samuel. Elas pedem a participação do Comitê Gestor no Projeto Jequitibá, legalizar os detentores de posse do local, que possui 200 hectares de terra, o remanejamento dos sem-terra para outra localidade distante da comunidade do distrito, a regularização da área denominada Aldo da Castanheira, a autorização para a montagem de uma serraria na Vila Samuel, a extensão da rede de energia elétrica na Vila. A comunidade pediu ainda o retorno de serraria que funcionava no pátio do Ibama e o fim da barreira imposta pelo Ibama.

Em alguns momentos o clima chegou a ficar tenso, que precisava da intervenção do secretário Cézzar Pizzano, Adjunto da Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania- Sesdec, para acalmar os ânimos entre os representantes de Vila Samuel, Ibama e Incra. As famílias reclamaram da demora no processo de assentamento e que exigiam a permanência das que estão na área há mais de 10 anos, mas o representante do órgão informou que no cadastramento realizado junto à comunidade para traçar um perfil das famílias, descobriu, através de um levantamento em parceria com o Ministério Público, que 80% dos perfis foram reprovados, ou seja, a maioria das famílias que está na área é funcionários públicos e empresários até de outros estados que utilizam “laranjas” para conseguir ser assentado no Projeto Jequitibá, que prevê o assentamento de 579 famílias. O levantamento do perfil é uma decisão da justiça, através de Liminar de 2004 que determinou que se fizesse o cadastramento. A Liminar deixa claro que se os pretendentes não se enquadrassem de acordo com o perfil, deveriam se retirar do local, o que não aconteceu.

 Após duas horas e meia de conversação, as partes entraram num entendimento. Conforme o Termo de Ajustamento de Conduta- TAC, o Incra terá 30 dias para instalar o Comitê Gestor que irá compor uma Comissão Temática que tratará das reivindicações apresentadas pelas famílias de Vila Samuel. “Assim que o Incra cumprir o acordo firmado aqui no Gabinete de Gestão Integrada, o órgão apresentará um relatório que será apreciado pelos membros do GGI, numa outra reunião que será convocada”,enfatizou Cézzar Pizzano, Secretário Adjunto da Sesdec.

Pizzano voltou a afirmar que não vai aceitar que reivindicações que altere a ordem pública, por considerar que não é a melhor forma de reivindicação e que todos os procedimentos serão investigados para punir os responsáveis.

Fonte: Eranildo Costa Luna

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

O ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, recebeu entre os dias 08 e 09 de junho, mais de 500 atletas que participaram do Campeonato Estadual de J

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

O cenário político em Candeias do Jamari se aquece com a recente novidade da pré-candidatura do empresário Daniel Moraes Pit Bull, filiado ao partid

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (11).

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

O partido Republicanos assume uma nova configuração. O empresário, Médico Psiquiatra, ex-Deputado Federal e ex-Vice-Governador de Rondônia, Aparício

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)