Sábado, 9 de abril de 2011 - 20h02
Prezado Carlos Luis (Papagaio)
A sucessão da ADUNIR está em plena fase de transição como é de seu conhecimento, nada fisicamente me foi repassado, que fique bem claro, que em nenhum momento a Profª Walterlina, se recusou a fazê-lo, pretendemos concluir a transição esta semana, se possível.
As tratativas com os digníssimos representantes da Bancada Federal de Rondônia – não foram conduzidas, como deveria sê-lo, sequer a agenda da Presidência da ADUNIR me foi repassada para que tomasse conhecimento das reuniões futuras desta presidência.
No dia anterior à reunião solicitei à Assessoria de Comunicação da ADUNIR que entrasse em contato com os parlamentares que haviam marcado presença (Senador Ivo Cassol, e os deputados federais Mauro Nazif e Padre Ton), o que a bem da verdade – não representam expressivamente a bancada federal de Rondônia, composta por 3 Senadores e 8 Deputados Federais e no âmbito estadual por 24 deputados.
Quanto a Comissão criada para recebê-los não é de meu conhecimento – penso que deveria sê-lo, mas foram omitidas, inadivertidamente, informações relativas ao encontro. Evidentemente que uma diretoria protempore não pode e, no meu entender, nem deve, por lhe faltar legitimidade (e não legalidade) tomar parte em discussões que possam representar uma visão distorcida da ADUNIR.
Tenho certeza que a próxima diretoria empossada após as eleições, empreenderá esforços para, após constatar in loco a situação de cada campi do interior e do campus de Porto Velho, levar os anseios da comunidade docente a toda a bancada federal – sem a exclusão de nenhum parlamentar – visitando-os em Brasília em seus gabinetes – para que fique bem claro, quais as promessas formuladas por cada parlamentar e quais as realmente cumpridas.
Também entendo que a ADUNIR deve ter uma sinergia com parlamentares de todas as matizes ideológicas, em benefício dos interesses maiores da UNIR. Reconheço que a situação atual da UNIR necessita de medidas de impacto para serem sanadas, mas penso também, que podemos participar proativamente das mesmas – afinal acredito que somos aqueles que possuem as melhores condições de apresentar soluções para todos os problemas – é a hora de sairmos da teoria e apresentarmos soluções inovadoras que possam ao menos amenizar as distorções enfrentadas por todos na UNIR.
Fico consternado que minha atitude tenha gerado tanta indignação ao Senhor que sempre atuou combativamente em favor da UNIR ao ponto de solicitar sua desfiliação da ADUNIR. Agora é momento de união, empreenda esforços para que novos associados que compartilham de suas idéias se filiem à ADUNIR para que possam fazer prevalecer seus lídimos ideais. Reconheço, não só em Vossa Senhoria, como também na Prof. Walterlina, Prof. Adilson Siqueira, Prof. Jorge Coimbra, entre outros, que peço desculpas por não terem sido mencionados, verdadeiros ÍCONES da UNIR que nunca fugiram dos embates sindicais, por mais aguerridos que fossem.
Creio, ainda, que é muito importante para ADUNIR se engajar em uma forte campanha pela conquista de novos associados, para que suas Assembléias voltem a refletir o real anseio da comunidade docente – e não a vontade de uma minoria, que faz prevalecer sua legítima vontade, ante a passividade da maioria.
Por tudo isto, respeitável professor, peço que reveja sua atitude de desfiliação da ADUNIR e venha participar, com sua invejável vida sindical, dos rumos da ADUNIR, expondo, livremente, as suas idéias, apresentando soluções aos problemas enfrentados pela UNIR e recebendo de todos – Diretoria e Associados – o respeito que sempre lhe foi devido.
Um abraço fraternal, de quem o admira e respeita.
Prof. Claudimir Catiari
Presidente Protempore da ADUNIR
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)