Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

NOTA DE ESCLARECIMENTO A IMPRENSA


IVO CASSOL QUER CALAR IGREJAS E ENTIDADES

Como Cristãos comprometidos com a fé e a política, as entidades: Diocese de Ji-Paraná; Projeto Padre Ezequiel; Cáritas Diocesana; Conselho de Leigos; IECLB - Sínodo da Amazônia e o Fórum Transparência Ji-Paraná, lançaram o Cartaz "CHEGA DE CORRUPÇÃO, PROPINAS, FALTA E ÉTICA E IMPUNIDADE!" Tudo o que expressa o cartaz já foi amplamente divulgado pela imprensa nacional e estadual. Não há nenhuma novidade.

O fato é que o "cartaz" está produzindo incômodos por parte de alguns envolvidos. O Governador Ivo Cassol ajuizou (processou) uma ação junto ao Tribunal Regional Eleitoral pedindo o recolhimento imediato dos cartazes sob pena de multa, responsabilizando de forma equivocada somente o Bispo da Diocese de Ji-Paraná – Dom Antonio Possamai - pela divulgação do cartaz.

Não foi equívoco colocar a foto do senhor Ivo Cassol no cartaz. É sabido que ele está sendo processado no Superior Tribunal de Justiça (STJ): Inquérito 450, registrado no STJ com o n° 2004/0129980, investigado por envolvimento na extração ilegal de Diamantes e contrabando, na reserva Roosevelt; Ação Penal n° 401, registrado no STJ com o n° 2004/0071386 sob a acusação de fraude em licitação, desvio de dinheiro público e formação de quadrilha ou bando , sem falar na petição do Ministério Público Federal, n° 2528 de 2004, que foi arquivada, mas que investigava sobre a informação do Governador que disse que iria mandar invadir as 48 unidades de conservação do Estado, inclusive as reservas federais e que o STJ anexou tal ação ao Inquérito 450, que tramita no mesmo Tribunal, fatos que foram amplamente divulgados pela imprensa estadual e nacional, sendo o único governador a ser processado por essa Corte.

As entidades acima citadas, três delas pessoas jurídicas e as demais organismos, assinaram o cartaz exercendo seu direito Constitucional que garante a livre manifestação de pensamento.

Se os políticos acusados de corrupção e que dilapidaram o patrimônio público tem o direito de participar das eleições, fazer suas propagandas, distribuir e pregar seus cartazes, entrar nas casas das pessoas através do Rádio e da Televisão para pedir votos e para continuar pilhando a coisa pública, também a sociedade civil tem o direito de se manifestar contra esses políticos, não podendo ser coibida pela Justiça Eleitoral.

O cartaz não tem a intenção de difamar ninguém, mas apenas orientar os cidadãos sobre o momento eleitoral em que vivemos. Sua publicação não representa um ato isolado, mas faz parte de um projeto de conscientização dos eleitores promovidos pelas Igrejas e pelos organismos que o assinam. Não é um projeto desenvolvido somente no Estado de Rondônia, mas em âmbito nacional.

Diante disso, reiteramos a missão evangélica e profética das Igrejas e dos movimentos sociais de denunciar tudo aquilo que fere a vida e a dignidade das pessoas e, exigir respeito para com a coisa pública.

Para PASSAR RONDÔNIA A LIMPO a moralidade administrativa e a ética no parlamento deverão ser os horizontes que guiem os futuros administradores e a consciência dos que os elegerão.

Por fim, aqui fazemos um apelo aos cristãos, homens e mulheres de boa vontade para que não se deixem condicionar pelas ameaças, nem intimidar por retaliações, ainda que sejam pesadas. E serão...

DIOCESE DE JI-PARANÁ / PROJETO PADRE EZEQUIEL / CÁRITAS DIOCESANA / CONSELHO DE LEIGOS / IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL - SÍNODO DA AMAZÔNIA / FÓRUM TRANSPARÊNCIA JI-PARANÁ

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)