Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

No dia do Médico Confúcio propõe modelo diferenciado do SUS para a Amazônia


 
No que chamou de ocasião oportuna para homenagear os médicos pela passagem, nesta segunda-feira (18), do seu dia, o candidato do PMDB ao governo de Rondônia, Confúcio Moura, disse que, para promover a igualdade na prestação pública de saúde na Amazônia, será necessário reinventar o Serviço Único de Saúde (SUS) na região.

“Sei que, como governador de Estado, não posso introduzir mudanças no SUS. Mas pretendo aplicar a fórmula que proponho nos serviços públicos de saúde estaduais e, por intermédio da nossa representação federal, tentar mudar o quadro regional do serviço nessa área”, revelou.

A declarações estão na entrevista que Confúcio Moura gravou na tarde desta segunda-feira, em Porto Velho, com a jornalista Carina Dourado, da TV Brasil, como parte da série que a emissora está produzindo sobre as eleições na região Norte.

Conforme explicou Confúcio Moura, que na condição de secretário de Estado da Saúde implantou o SUS em Rondônia, em que pese o serviço ser muito generoso na Constituição Federal, termina por ser muito improvável na prática, com o agravante de que, na região Amazônica os problemas aparecem superlativamente acentuados.

“Vamos tirar por Rondônia. O Estado é quase do mesmo tamanho de São Paulo. E tem gente por tudo quanto é lugar, numa dispersão muito grande. Então é muito difícil para o profissional remunerado pelo SUS prestar o atendimento nas regiões mais isoladas. Seria necessário uma remuneração diferenciada aqui. É o que eu chamo de “Fator Amazônico’”, defendeu.

De acordo com o candidato da “Aliança”, no seu governo, além das mudanças que se vai introduzir no atendimento da saúde sob a responsabilidade do Estado, a administração ouvirá a categoria médica, colherá sugestões de todos e, ai final, proporá parcerias e novos modelos nessa área em benefício da população.

ANDAMENTO DA CAMPANHA

“Embora tenhamos saído vitoriosos do 1º turno, estamos trabalhando como se tivéssemos que começar a campanha do zero”, disse Confúcio Moura ao ser indagado se preservaria nesta fase da eleição a mesma estratégia que lhe deu a vitória na primeira etapa do pleito.

“A ordem é evitar o salto alto, respeitar o adversário e arregaçar as mangas para trabalhar dia e noite”, completou.

Depois falou sobre os impactos das hidrelétricas do rio Madeira na economia do Estado, considerando que as usinas inauguram o novo ciclo e contribuirão de maneira decisiva para o processo de industrialização de Rondônia,

Por fim, manifestou a confiança de que seu governo saberá compatibilizar o desenvolvimento da agricultura e da pecuária rondonienses com a preservação do meio ambiente, com a adoção de modelos sustentáveis e a atualização dos mecanismos de que o Estado já dispõe no setor, como a lei do zoneamento e outros dispositivos.


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)