Porto Velho (RO) sábado, 2 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

No dia do Médico Confúcio propõe modelo diferenciado do SUS para a Amazônia


 
No que chamou de ocasião oportuna para homenagear os médicos pela passagem, nesta segunda-feira (18), do seu dia, o candidato do PMDB ao governo de Rondônia, Confúcio Moura, disse que, para promover a igualdade na prestação pública de saúde na Amazônia, será necessário reinventar o Serviço Único de Saúde (SUS) na região.

“Sei que, como governador de Estado, não posso introduzir mudanças no SUS. Mas pretendo aplicar a fórmula que proponho nos serviços públicos de saúde estaduais e, por intermédio da nossa representação federal, tentar mudar o quadro regional do serviço nessa área”, revelou.

A declarações estão na entrevista que Confúcio Moura gravou na tarde desta segunda-feira, em Porto Velho, com a jornalista Carina Dourado, da TV Brasil, como parte da série que a emissora está produzindo sobre as eleições na região Norte.

Conforme explicou Confúcio Moura, que na condição de secretário de Estado da Saúde implantou o SUS em Rondônia, em que pese o serviço ser muito generoso na Constituição Federal, termina por ser muito improvável na prática, com o agravante de que, na região Amazônica os problemas aparecem superlativamente acentuados.

“Vamos tirar por Rondônia. O Estado é quase do mesmo tamanho de São Paulo. E tem gente por tudo quanto é lugar, numa dispersão muito grande. Então é muito difícil para o profissional remunerado pelo SUS prestar o atendimento nas regiões mais isoladas. Seria necessário uma remuneração diferenciada aqui. É o que eu chamo de “Fator Amazônico’”, defendeu.

De acordo com o candidato da “Aliança”, no seu governo, além das mudanças que se vai introduzir no atendimento da saúde sob a responsabilidade do Estado, a administração ouvirá a categoria médica, colherá sugestões de todos e, ai final, proporá parcerias e novos modelos nessa área em benefício da população.

ANDAMENTO DA CAMPANHA

“Embora tenhamos saído vitoriosos do 1º turno, estamos trabalhando como se tivéssemos que começar a campanha do zero”, disse Confúcio Moura ao ser indagado se preservaria nesta fase da eleição a mesma estratégia que lhe deu a vitória na primeira etapa do pleito.

“A ordem é evitar o salto alto, respeitar o adversário e arregaçar as mangas para trabalhar dia e noite”, completou.

Depois falou sobre os impactos das hidrelétricas do rio Madeira na economia do Estado, considerando que as usinas inauguram o novo ciclo e contribuirão de maneira decisiva para o processo de industrialização de Rondônia,

Por fim, manifestou a confiança de que seu governo saberá compatibilizar o desenvolvimento da agricultura e da pecuária rondonienses com a preservação do meio ambiente, com a adoção de modelos sustentáveis e a atualização dos mecanismos de que o Estado já dispõe no setor, como a lei do zoneamento e outros dispositivos.


 

Mais Sobre Política

Rosangela Donadon viabiliza maior ação estrutural em política sobre drogas da história de Rondônia

Rosangela Donadon viabiliza maior ação estrutural em política sobre drogas da história de Rondônia

Viabilizado com recursos oriundos de emenda ao Orçamento Estadual apresentada pela deputada estadual Rosangela Donadon, começa a ser executado ainda

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Ao lado do prefeito Ivair Fenandes e vereadores de Monte Negro, a deputada federal Mariana Carvalho realizou a entrega oficial à população do campo su

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

O deputado Dr. Neidson (Podemos) presidiu sessão solene para entrega de homenagens a policiais e bombeiros militares, enfermeiros do Hospital do Amo

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

O pré-candidato a Governador pelo PSDB, José Guedes, recebeu o apoio do ex-Presidente do MDB, ex-Prefeito de Porto Velho, Dr. Tomas Correia; do ex-P