Sábado, 27 de setembro de 2008 - 17h26
No dia da eleição também acontece a Votação Paralela para verificar o funcionamento da urna eletrônica
Em todo o território nacional, no dia 5 de outubro, simultaneamente às eleições 2008, estará ocorrendo o processo de Auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas mediante Votação Paralela.
Em Rondônia, o evento acontece na Sala de Treinamentos da Secretaria de Informática, na Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, sito na Av. Presidente Dutra, 1889, Areal, na Capital. O presidente da Comissão é o Juiz Valdeci Castellar Citon, que estará sendo auxiliado por mais quatro servidores da Justiça Eleitoral.
Na véspera da eleição (4/10), às 10 horas, os alunos do Colégio Tiradentes estarão no auditório do Tribunal, situado no endereço acima citado, para preenchimento de 1.000 cédulas que serão utilizadas nos trabalhos da Votação Paralela.
O QUE É A VOTAÇÃO PARALELA ?
A votação paralela, regulamentada pela Resolução TSE nº 22.714/08, é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas para comprovar o funcionamento correto dos seus programas.
O uso das urnas eletrônicas acabou definitivamente com alguns tipos de fraudes, entretanto, trouxe o desafio de garantir à sociedade, a correta captação e contabilidade dos votos.
No dia anterior às eleições far-se-á um sorteio de três urnas entre todas as urnas do Estado, sendo um entre as da Capital, e as outras duas do interior. Esse sorteio acontece no auditório do TRE, às 9 horas.
Em síntese, o procedimento da votação consiste em inserir os dados das cédulas já preenchidas num terminal de microcomputador, gerando um espelho da cédula de votação paralela, e depois na urna eletrônica. Em cada urna a ser auditada haverá um equipamento de filmagem captando a imagem do espelho da cédula e a leitura do conteúdo da cédula.
Todas as atividades da Comissão são acompanhadas por uma equipe de auditores externos, contratados pelo TSE, que estarão presentes em todas as fases dos trabalhos da Votação Paralela.
Os trabalhos de votação paralela são públicos podendo ser acompanhados por fiscais de partidos políticos e coligações e por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como por entidades representativas da sociedade.
Informações sobre o funcionamento da auditoria, cronograma de atividades, modelo de cédula de votação paralela, comissão responsável, entre outros assuntos, poderão ser obtidos através do link: http://www.tre-ro.gov.br/eleicoes/2008/comissao_auditoria.htm
Fonte: Ascom TRE RO
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)