Sexta-feira, 29 de outubro de 2010 - 15h28
Para ajudar a polícia e a Justiça no desenrolar de casos envolvendo crimes eleitorais e infrações relacionadas ao período eleitoral, no dia das eleições (31), a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manterá dois advogados de plantão no chamado Cadeião.do Sesi, para onde são levados os presos que cometem crime eleitoral no dia da eleição.
A medida, segundo o presidente da Seccional, Hélio Vieira, visa, sobretudo, preservar o direito a ampla defesa e ao contraditório, que, segundo ele, são princípios básicos da Constituição brasileira e dos direitos humanos.
Os trabalhos da OAB junto à polícia e ao Juizado Especial, que mantém cinco varas no Cadeião, são desenvolvidos pelos advogados Pedro Alexandre Assis Moreira e Wanda Arruda Brandão, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RO. Segundo Pedro Assis, a atuação da OAB atende à solicitação da Justiça Eleitoral, instituição com a qual a entidade da advocacia rondoniense mantém parceria pelo fortalecimento da cidadania.
No primeiro turno, segundo Pedro Assis, foram registradas 21 ocorrências no Cadeião. 25 pessoas foram detidas. “As infrações foram as mais variadas”. Um caso especial, citado pelo advogado, onde a OAB teve que intervir é referente à comercialização de bebida alcoólica em dia de eleição. “Uma comerciante foi presa porque estava vendendo uma caixa de cerveja lacrada. Dois rapazes que compravam a cerveja também foram presos. Cito como caso especial porque a venda, como estava sendo feita (a bebida em caixa lacrada), não era crime eleitoral. Foi feita a defesa e os três envolvidos foram liberados”.
O cadeião, que atende exclusivamente crimes eleitorais e co-relacionados, funciona nas dependências do SESI, na Avenida Rio de Janeiro, bairro Lagoa, na zona leste de Porto Velho.
Fonte: Ascom/OAB-RO
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública
Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido
A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia
Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)