Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

No debate da Globo Cahulla decepcionou o setor produtivo


 
POSIÇÃO INFELIZ- Para os empresários ser o único dos candidatos a não apoiar as classes produtivas é uma posição difícil de ser compreendida e apoiada.

 

As entidades do setor produtivo do Estado de Rondônia, FECOMERCIO - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, SIMPI – Sindicato da Micro e Pequena Indústria, FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, FAPERON – Federação da Agricultura e Pecuária, FEEMPI – Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas, SINDHOTEL – Sindicado dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, SINDIEXTRATIVISTA – Sindicato das indústrias Extrativistas e AMPERON – Associação dos Micros e Pequenos Empresários, realizaram no dia 21 de setembro com a presença de mais de 400 empresarios convidados uma reunião com quatro candidatos ao governo do Estado. O atual governador, e candidato à reeleição, João Cahula, foi na ocasião o único ausente.

Nesta reunião os candidatos Marcos Sussuarana, Eduardo Valverde, Confúcio Moura e Expedito Júnior explicaram suas propostas de governo e se comprometeram a acabar com cobrança antecipada do ICMS para os micros e pequenos através de substituição tributária, prática realizada pelo governo atual. Este modelo de cobrança é inconstitucional, pois fere a Lei Federal 123/06 das Micro e Pequenas empresas que garante o incentivo fiscal às empresas optantes pelo simples nacional.

O principal argumento, além da flagrante ilegalidade, é de que o montante recolhido representa apenas 10% da arrecadação. No debate da TV Rondônia ao ser perguntado sobre o assunto pelo candidato Eduardo Valverde ficou claro a razão pela qual Cahulla esteve ausente: é o único dos candidatos que se nega a beneficiar os micros e pequenos.

A repercussão negativa de suas palavras está sendo grande, pois, as entidades embora não tenham se pronunciado afirmam que os empresários manifestaram seu desapontamento com a resposta do atual governador que decepcionou a muitos que esperavam uma posição mais coerente e a favor do setor produtivo.

Fonte:  SIMPI
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)