Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

No debate da Candelária Confúcio apresenta propostas e critica desmandos


No debate da Candelária Confúcio apresenta propostas e critica desmandos - Gente de Opinião

O candidato do PMDB ao governo de Rondônia assumiu uma postura claramente propositiva no debate desta segunda-feira (18), realizado pela TV Candelária/Rede Record, em Porto Velho.

Já o candidato João Cahulla (PPS) manteve a mesma linha de agressões e acusações que caracterizaram sua atuação no debate realizado pela RedeTV na última quinta-feira (14).

Em sua primeira participação Confúcio Moura definiu o que considera um governo eficiente, afirmando que é aquele que presta bons serviços à população nas áreas de saúde e segurança e oferece aos estudantes uma educação de qualidade.

“Um governo eficiente é aquele que acaba com a burocracia e se mantém decente, honesto, limpo”, afirmou o peemedebista.


Gestão

Com relação à sua futura gestão Confúcio afirmou que só há dois cargos definidos em seu governo: o de governador e o de vice-governador. Ele destacou que os demais cargos serão ocupados por técnicos de notório conhecimento em suas respectivas áreas.

“A equipe do atual governo ficou mais de sete anos e nove meses no comando do Estado e se mostrou incapaz e despreparada. Resultado: os servidores estão apavorados, os serviços públicos desandaram, enfim, vocês só sabem olhar para o passado, pelo retrovisor. Eu olho para frente, para o futuro, e com o farol alto ligado”, comparou.


Pesquisa

Fazendo alusão à pesquisa do IBOPE divulgada pela TV Rondônia (Rede Globo) naquela tarde, Confúcio disse que os dias de seu oponente no governo estão contados.

“Graças a Deus, o povo mandou um recado bem bacana para vocês”, disse Confúcio Moura.

“Vocês acreditam que ele vai fazer um hospital na Zona Leste de Porto Velho? Porque não fez nesses quase oito anos de governo?”, indagou Confúcio Moura dirigindo-se ao telespectador.

Diante da evasiva do oponente, Confúcio afirmou que os médicos em Rondônia estão se evadindo do sistema público, muitos migrando para o Acre, por conta das péssimas condições de trabalho.

“São médicos indo às delegacias de Polícia e registrando boletins de ocorrência contra o sistema. Cuidado, eleitor, com essas propostas mirabolantes. Se não fez até agora, não vai fazer mais”, preveniu.

Confúcio acrescentou ainda que o governo atual só concluiu o Hospital de Cacoal por conta dos recursos das compensações das obras das usinas do rio Madeira, afirmando que ali não há um centavo do orçamento do Estado.

“Mesmo assim, até hoje não está funcionando”, revelou.


Perguntas

Confúcio Moura perguntou ao seu oponente sobre Zoneamento Sócio-Econômico do Estado e porque o candidato governista é contra o projeto.

Diante da evasiva de Cahulla, Confúcio Moura afirmou que o Estado investiu R$ 20 milhões e o projeto é inoperante.

“Uma lei que poderia ser nortear o desenvolvimento do Estado, que deveria estar à frente de muitas ações de governo. Entretanto, o meu oponente, que participa há quase oito anos do governo, nada fez para aproveitar essa lei em favor do Estado”, disse.

Confúcio garantiu que todos os programas do atual governo voltados à agricultura serão mantidos, desde que analisada a relação custo X benefício de cada um.

“Os que forem bons para a população e para o Estado serão mantidos e até aprimorados”, detalhou.

Mas para Confúcio Moura, conforme explicou, esse governo deixou muito a desejar nessa área.

“O pequeno agricultor foi abandonado, ficou sem assistência técnica, sem pesquisa e, principalmente, sem crédito, porque esse governo nada fez no sentido de regularizar as terras dos pequenos produtores para que eles tivessem acesso ao crédito”, disse Confúcio,

Segundo Confúcio Moura, seu adversário fica falando e olhando pelo retrovisor quando fala do Beron, mas não teve a capacidade de criar uma agência de desenvolvimento para apoiar o pequeno agricultor e o pequeno empreendedor.

“Em Ariquemes nós criamos o Banco do Povo. Com ele apoiamos os pequenos empreendedores e a agricultura familiar. O programa – que vou estender para toda Rondônia – foi tão bem sucedido que fui premiado pelo presidente nacional do Sebrae, depois de ficar em primeiro lugar como prefeito empreendedor da região Norte”, disse Confúcio Moura.

Confúcio Moura disse ainda que Cahulla sempre governou de costas e contra os servidores – o que seria a origem da repulsa deste segmento à sua candidatura – e acrescentou que irá implantar no Estado um modelo de gestão eficiente, no qual servidores públicos trabalharão motivados e treinados para ajudar o governo a prestar bons serviços à população.

De acordo com Confúcio Moura, os servidores serão informados previamente sobre objetivos e metas e serão remunerados pela produtividade. Para finalizar, Confúcio lançou um desafio:

“Vamos comparar o nosso desempenho no primeiro turno em Ariquemes ao do nosso adversário eem Rolim de Moura, que é a sua base eleitoral. Você vai ver que, nas duas cidades, fui mais bem avaliado pela população do que você”, afirmou.

Fonte:  Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)