Quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 14h22
O líder do Partido dos Tabalhadores (PT) na Assembléia Legislativa de Rondônia – deputado Neri Firigolo – evocou a data em que o nosso pais comemora o dia da Libertação do Cativeiro. O dia 13 de Maio – mais conhecido como Dia dos Escravos.
Na opinião de Neri Firigolo – a data comemorativa deve se destacar bem mais a figura de Zumbi – grande herói negro – que foi realmente o algoz da luta pela libertação do elemento Negro do cativeiro.
Neri Firigolo destacou Zumbi – ao invés de Princesa Izabel – considerando que o grande herói dos Palmares, emcampou uma luta de grandes proporções – sendo considerado como o maior herói dos Palmares.
Ao continuar, Firigolo disse considerar que ao comparar Precisa Izabel com Zumbi – este sim – empregou uma luta significativa – culminando com a sua própria morte.
“Esta é a razão em que considero Zumbi, a maior figura na luta pela libertação do Cativeiro Negro- ao invés de Precisa Izabel”, observou Neri Firigolo.
Mas, de qualquer uma, Firigolo quis destacar a data – até porque o nosso país virou uma página negativa de sua história – mesmo permanecendo até a presente momento algumas seqüelas, em que podemos verificar o racismo a toda prova no seio da sociedade brasileira.
“O importante é que devemos comemorar efusivamente a data , neste contesto quero hipotecar minha solidariedade a todo o povo brasileiro, principalmente ao povo da raça negra – no dia consagrado.
Fonte: Cida
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement