Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Neodi Oliveira vai presidir Conselho de Administração da FUNDARON



A Mesa Diretora oficializou na manhã desta quarta-feira (15), durante solenidade simples, o nascimento da Fundação da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia (Fundaron). O mesmo ato serviu para aprovação do estatuto da fundação, posse da Diretoria Executiva e dos membros do Conselho Fiscal e Conselho Consultivo Administrativo.

Foram empossados interinamente Jones Mendanha (diretor presidente) e Rodrigo Hernandez (diretor executivo). O presidente do Conselho Fiscal é Eric Sidrim e como membros são Hérika Fontenele e Darcy Horny. O deputado Neodi Carlos (PSDC) é o presidente do Conselho de Administração da fundação.

A fundação é uma entidade pública, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública e terá por finalidade promover a comunicação social das atividades da Assembléia Legislativa e atuar nas áreas de assistência e cultura em apoio à atividade parlamentar.

Para o presidente da Assembléia Legislativa, a Fundaron veio para dar a esta Casa mais visibilidade. "Com a fundação já instalada, até o dia 31 de janeiro de 2009, teremos dois veículos de comunicação que serão muito importantes como a TV e Rádio Assembléia para mostrar o que esta Casa tem feito de bom para este estado", ressaltou. Também citou o Portal Assembléia que mostra a transparência deste Poder. "Não é fácil, a burocracia impera, mas aos poucos conseguimos fazer essas implantações e essa fundação é um marco histórico para esta Casa de Leis", finalizou.

O 1° secretário da Assembléia, deputado Jesualdo Pires (PSB) destacou a importância da criação da rede de rádio e televisão para que a população possa ter o acesso diário às atividades que existem na Assembléia Legislativa. "A população poderá fiscalizar com maior rigor os políticos que trabalham, deputados que se empenham e terá uma visão diferente da atividade política. Claro que existem políticos que ainda não têm esse discernimento, mas a grande maioria está preocupada em trabalhar em prol deste estado. Por exemplo, ontem tivemos a entrada de 40 projetos nesta Casa, que passam pelas comissões, são debatidos e são votados", disse.

De acordo com o diretor presidente empossado, Jones Mendanha, a fundação será um instrumento para que a atividade parlamentar interaja entre os sujeitos em sociedade: isso é comunicação social. "Este mandato, apesar de curto, terá um tempo suficiente para planejarmos e determinarmos as diretrizes para no mínimo os três mandatos seguintes ano nosso", enfatizou. O diretor executivo Rodrigo Hernandez acrescentou que a fundação vai primar pela cultura, educação e as atividades legislativas.

O Conselho Consultivo é composto de representantes da sociedade civil como os conselhos Estadual de Educação, de Assistência Social, Regional de Contabilidade, Regional de Administração, Regional de Medicina, Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, federações da Indústria e do Comércio, Ordem dos Advogados do Brasil, Sindicato dos Jornalistas, Foro Estadual de Turismo e União Estadual dos Estudantes.

O ato solene contou com a participação do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, deputados Jesualdo Pires, Miguel Sena (PV), Chico Paraíba (PMDB), Amauri dos Santos (PMDB), secretário geral da ALE, Neucir Battiston e a presidente do Sindler, Jezeni Oliveira.

Fonte: Liliane Oliveira/Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Dois deputados estaduais de Rondônia recebem R$ 131.625,00 em diárias para viagem ao Japão

Dois deputados estaduais de Rondônia recebem R$ 131.625,00 em diárias para viagem ao Japão

Sob a gestão do presidente Marcelo Cruz (PRTB), a Assembleia Legislativa de Rondônia tem sido palco de elevados gastos com diárias e passagens aérea

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)