Quarta-feira, 15 de outubro de 2008 - 16h14
A Mesa Diretora oficializou na manhã desta quarta-feira (15), durante solenidade simples, o nascimento da Fundação da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia (Fundaron). O mesmo ato serviu para aprovação do estatuto da fundação, posse da Diretoria Executiva e dos membros do Conselho Fiscal e Conselho Consultivo Administrativo.
Foram empossados interinamente Jones Mendanha (diretor presidente) e Rodrigo Hernandez (diretor executivo). O presidente do Conselho Fiscal é Eric Sidrim e como membros são Hérika Fontenele e Darcy Horny. O deputado Neodi Carlos (PSDC) é o presidente do Conselho de Administração da fundação.
A fundação é uma entidade pública, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública e terá por finalidade promover a comunicação social das atividades da Assembléia Legislativa e atuar nas áreas de assistência e cultura em apoio à atividade parlamentar.
Para o presidente da Assembléia Legislativa, a Fundaron veio para dar a esta Casa mais visibilidade. "Com a fundação já instalada, até o dia 31 de janeiro de 2009, teremos dois veículos de comunicação que serão muito importantes como a TV e Rádio Assembléia para mostrar o que esta Casa tem feito de bom para este estado", ressaltou. Também citou o Portal Assembléia que mostra a transparência deste Poder. "Não é fácil, a burocracia impera, mas aos poucos conseguimos fazer essas implantações e essa fundação é um marco histórico para esta Casa de Leis", finalizou.
O 1° secretário da Assembléia, deputado Jesualdo Pires (PSB) destacou a importância da criação da rede de rádio e televisão para que a população possa ter o acesso diário às atividades que existem na Assembléia Legislativa. "A população poderá fiscalizar com maior rigor os políticos que trabalham, deputados que se empenham e terá uma visão diferente da atividade política. Claro que existem políticos que ainda não têm esse discernimento, mas a grande maioria está preocupada em trabalhar em prol deste estado. Por exemplo, ontem tivemos a entrada de 40 projetos nesta Casa, que passam pelas comissões, são debatidos e são votados", disse.
De acordo com o diretor presidente empossado, Jones Mendanha, a fundação será um instrumento para que a atividade parlamentar interaja entre os sujeitos em sociedade: isso é comunicação social. "Este mandato, apesar de curto, terá um tempo suficiente para planejarmos e determinarmos as diretrizes para no mínimo os três mandatos seguintes ano nosso", enfatizou. O diretor executivo Rodrigo Hernandez acrescentou que a fundação vai primar pela cultura, educação e as atividades legislativas.
O Conselho Consultivo é composto de representantes da sociedade civil como os conselhos Estadual de Educação, de Assistência Social, Regional de Contabilidade, Regional de Administração, Regional de Medicina, Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, federações da Indústria e do Comércio, Ordem dos Advogados do Brasil, Sindicato dos Jornalistas, Foro Estadual de Turismo e União Estadual dos Estudantes.
O ato solene contou com a participação do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, deputados Jesualdo Pires, Miguel Sena (PV), Chico Paraíba (PMDB), Amauri dos Santos (PMDB), secretário geral da ALE, Neucir Battiston e a presidente do Sindler, Jezeni Oliveira.
Fonte: Liliane Oliveira/Decom
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes
O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)