Quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 - 12h23
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, engenheiro civil Nélio Alencar, falou sobre os perigos causados pela a falta de sinalização na Rua da Beira, no bairro Lagoa. Essa região foi cenário da morte de Mariano Ferreira de Souza, 75 anos, esmagado por um trator retro escavadeira no canteiro de obras da rua. O motivo do acidente, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), foi a ausência de sinalização adequada.
Em entrevista concedida a TV Rondônia, na última quarta-feira, Nélio Alencar analisou a situação e apontou várias sugestões que podem ser feitas no local para evitar acidentes.
“Falta sinalização e placas padrões de acordo com as normas técnicas de obras deste porte. A área deveria ser totalmente isolada e a iluminação reforçada. Outra adequação seria o controle e entrada de saídas de máquinas, veículos e pessoas no local da obra. As manilhas estão também em locais inadequados, além do desvio que se confunde com a BR 364”, disse o presidente do Crea-RO.
Função da Sinalização
A sinalização de obras consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função principal é garantir segurança dos usuários e trabalhadores e a fluidez do tráfego nas áreas afetadas por intervenções temporárias tais como: realização de obras, serviços de pavimentação, sinalização, topografia, remoção de interferências e situações de emergência como rompimento de dutos, de pavimentos, etc.
Esta sinalização tem por finalidade:
•advertir corretamente todos os usuários sobre a intervenção;
•fornecer informações precisas, claras e padronizadas;
•regulamentar a circulação e outros movimentos para reduzir os riscos de acidentes e congestionamentos;
• assegurar a continuidade dos caminhos e os acessos às edificações lindeiras;
• orientar sobre novos caminhos;
• proteger a obra, os trabalhadores e os usuários da via em geral;
• diminuir o desconforto, causado aos moradores e à população em geral, da área afetada pela intervenção.
De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho do DER já foram colocados mais de 200 placas e 60 cones para sinalizar as marginais, mas os equipamentos sumiram.
No dia 21 de Junho de 2012 a obra dos 8 km das duas marginais foi repassada pelo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) para o Governo do Estado de Rondônia. Na época, o DER se comprometeu, em caráter emergencial, concluir a obra dos dois lados das pistas.
Fonte: Natália Lima
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)