Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Negociações entre Governo e Sintero avançam, mas a greve na Educação continua


 
A quarta reunião do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero), com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), nesta sexta-feira (9), na PGE, foi finalizada após quase quatro horas de intensas negociações e momentos de interrupção por conseqüência de manifestantes que invadiram o prédio da Procuradoria. Mesmo com as negociações em andamento e avanços alcançados, o Sintero não põe fim à greve. 

Aos manifestantes foi pedido que desocupassem o local, o que ocorreu de forma pacífica. Só então, após a desocupação, é que as conversas de representantes do Sintero com o Procurador Geral do Estado, Ronaldo Furtado, iniciaram. 

O Sintero expôs aos representantes do estado a pauta com as exigências protocoladas por eles em dezembro de 2009. Entre os pedidos estão: fixação do teto em pelo menos 37%, auxílio saúde e plano de carreira. 

Mas, o que ficou realmente certo foi quanto a questão do pagamento dos precatórios dos servidores, protocolado pelo Sintero, de n. 102.001.1995.016869-7, que engloba os Servidores Técnicos Administrativos. As disposições acordadas entre o Sindicato e a Procuradoria Geral do Estado foram baseadas de acordo com as disposições contidas no artigo 100, da Constituição da República Federativa do Brasil. Outro pedido do Sintero ao Estado foi o de providenciar o reenquadramento dos professores conforme a referência do tempo de serviço prestado ao Estado, o que é previsto no artigo 68, da Lei Complementar 420/2008. 

O precatório para o pagamento dos servidores foi avaliado em aproximadamente R$ 36.000.000, valor a ser pago em parcelas até o fim deste ano. O procurador geral do eEtado, Ronaldo Furtado, avaliou a reunião como positiva. 

“O encontro desta sexta-feira (9) com o Sintero com toda certeza foi um dos mais proveitosos, esperamos agora que a categoria avalie a proposta e retorne o quanto antes para as salas de aula, disse o procurador geral do Estado Ronaldo Furtado ao fim da reunião. 

De acordo com a presidente do Sindicato Claudir Mata, a categoria irá agora avaliar a proposta. “Tudo que vier de bom para os servidores é bem vindo, mesmo assim iremos estudar o acordo, diz a presidente do Sintero/Ro Claudir Mata. 

A proposta será avaliada pelo Sindicato em Assembléia Geral marcada para segunda-feira (12) a partir das 16:00 horas. O local para o encontro não foi definido.

Fonte: Procuradoria Geral do Estado
 


Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)