Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Navegação do rio Madeira é debatida na ANA


O diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Ricardo de Sá Vieira solicitou ao Ibama que autorize o quanto antes uma licença para que o Dnit realize a dragagem dos bancos de areia nos pontos preocupantes do rio Madeira. O pedido de Ricardo de Sá foi para que a navegação no rio não sofra interrupções. “Nós percebemos que a régua do rio está boa, contudo o assoreamento foi maior que nos anos anteriores, por isso estamos solicitando com urgência a dragagem”, explicou.

Quanto à transposição dos troncos do rio, o presidente do Sindifluvial, Sindicato das Empresas de Travessia e Navegação, Transporte de Passageiros, Veículos e Cargas Lacustre e Fluvial do Estado de Rondônia, Raimundo Holanda, sugeriu que fossem retidos todos os troncos que descem o rio. Caso não seja possível, que façam um refino, isto é, que apenas os menores, desçam o rio, mas que sejam cortados e que os maiores sejam retirados e aproveitados.

Para o superintendente de Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Adalberto Tokarski a preocupação é quanto ao risco de afundamento de embarcações e avarias, e também prejuízos nos cais flutuantes, não só no porto da capital do Estado, mas no porto de Manicoré, Humaitá e Borba que estão no eixo da hidrovia do Madeira.

Tokarski disse que houve avanços na reunião, mas ainda há uma preocupação quanto à barragem de Jirau que está prevista a encher novamente em águas baixas. “Nós da Antaq nos posicionamos contrários a isso, a energia é importante, mas não podemos deixar que não se olhe o múltiplo uso do rio, que é a navegação interior”, destacou. Atualmente 4% da produção de grãos do país passa pelo rio Madeira com destino ao porto de Itacoatiara, no Estado do Amazonas.

Ficou decidido que o Ibama organize um comitê técnico para a discussão quanto a transposição dos trocos, juntamente com os demais órgão envolvidos e que o Dnit fique responsável para chamar os órgão envolvidos para um comitê técnico também fazer um debate de como se resolver a questão do assoreamento na hidrovia do Madeira, no sentido que se tenha uma navegação segura no rio Madeira.

Participaram também da reunião, o superintendente de Uso Múltiplos das Águas, da ANA, Joaquim Gondin, o diretor Administrativo do Soph, Leudo Buriti, além de representantes do Ministério dos Transportes, Ibama, Aneel, ANP, Usina Santo Antônio Energia e Jirau.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)