Quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 - 12h27
Empresas de olho no futuro. Assim é o perfil das lojas no Porto Velho Shopping que oferecem produtos biodegradáveis como sugestões de presentes para um Natal sustentável.
E para quem caminha rumo à preservação da natureza a loja Dress To oferece vários acessórios na linha da reciclagem. O tênis de malha ecológica de alta qualidade, composto por 15% de poliéster reciclado de garrafas PET, é um exemplo de produto ecologicamente correto. A loja de calçados e acessórios Gabriela Mulher também inova com sapatos feitos de borracha reciclada, com salto de PVC.
Outros acessórios também deixam as mulheres na moda da preservação da natureza. Pulseiras feitas de palha e colares produzidos com lã, barbante e tecido na loja de bijuterias Chic mostram como a simplicidade de matérias primas do meio ambiente dão charme e beleza aos usuários.
A franquia Damyller reutiliza a borra do café usado na empresa para trabalhos de serigrafia e tingimento tanto de jeans quanto de malhas. A grife continua apostando em idéias “verdes” para elaborar produtos biodegradáveis.
Reciclagem
Segundo o biólogo e professor universitário Flávio Aparecido Terassini, alguns produtos demoram centenas de anos para se decompor no meio ambiente, como o próprio plástico e alumínio (mais de 200 anos) ou o vidro que pode levar mais de mil anos para ser reabsorvido na natureza.
Para o especialista, reciclar o lixo é um desafio necessário à vida e cada um pode contribuir por escolher produtos de produção sustentável, com responsabilidade ambiental.
Uma simples sacola feita de material reaproveitado que substitui as “sacolinhas” evita grandes impactos ambientais. As conseqüências envolvem a morte de animais que os consomem por engano como os peixes e as tartarugas. As sacolas de compras na Lilica & Tigor, por exemplo, são biodegradáveis. Os modelos da linha sustentável se decompõem no período de oito meses. Uma compra ambientalmente responsável.
De acordo com o Site Mundo Sustentável, cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas são distribuídas por ano no Brasil e cada brasileiro consome cerca de 66 sacolas por mês.
Fonte: Dalila Nogueira
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)