Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Na TV, Confúcio pede o apoio da população para a construção da nova Rondônia


 
“Peço aos rondonienses que me ajudem a construir a nova Rondônia que proponho”, resumiu ontem sábado (09) o vencedor do primeiro turno da eleição para o governo do Estado Confúcio Moura (PMDB).

Ele concedeu entrevista ao programa “Via Sat”, da TV Candelária (Rede Record), em Porto Velho. Confúcio Moura confirmou ao jornalista Sérgio Melo - que o entrevistou juntamente com o apresentador Léo Ladeia - que seu plano de governo foi concebido de forma aberta, embora seja definitivo em seus fundamentos.

A concepção, conforme explicou Confúcio, atendeu ao propósito de ter um plano consistente, mas aberto às novas demandas da população e às melhores propostas dos candidatos que aderiram à sua candidatura neste segundo turno.

O candidato aliancista assumiu o compromisso com “a gestão eficiente, que trate com zelo os recursos públicos e instale um combate sem tréguas ao desperdício”, e renovou suas propostas de mudança e renovação radicais.

Defendeu ainda um ajuste da “Lei do Zoneamento” e de outros mecanismos de que o Estado dispõe, a regularização das terras, o licenciamento das propriedades, a legalização da atividade madeireira, o combate às queimadas e a modernização da agricultura. “Com estas medidas e o novo Código Florestal vamos pacificar Rondônia”, ressalvou.

Outras propostas

Na saúde, pregou a atenção básica, a gestão eficiente, os sistemas de controle, o fim da má vontade na prestação do serviço, as parcerias com entidades sociais, os consórcios entre prefeituras, a regionalização do setor (instalação de centros em Vilhena, Ji-paraná, Cacoal, Ariquemes e reforço na capital) e a capacitação do pessoal.

“O chefe de uma unidade de saúde tem que saber fazer saúde. Vamos promover a saúde de modo que o povo possa sair falando bem do serviço ao ser atendido”, estabeleceu.

Para Confúcio Moura, candidato da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), a chave para combater a violência e garantir a segurança é salvar a juventude. “Escolas boas, igrejas mobilizadas e participação das famílias também são segurança pública”, pregou, argumentando que essa é a fórmula barata para diminuir os índices de criminalidade.

Sobre educação, destacou a melhoria do ensino rural como um dos objetivos do seu governo, com “escolas de alternância”, onde os filhos dos agricultores possam aplicar no campo, logo após um período de aulas, os conhecimentos adquiridos. “A nova escola tem que ser aberta e adequada às novas tecnologias, combinando os sistemas presencial e o ensino à distância, com funcionamento 24 horas por dia”, defendeu.

Por fim, após destacar que a região de Guajará-Mirim soube preservar suas florestas, mas vive uma letargia econômica, Confúcio Moura assumiu o compromisso de criar uma comissão de estudos de alto nível, com a participação de técnicos da Unir, para a elaboração de projetos de desenvolvimento e crescimento econômico, compatibilizado com a conservação ambiental.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Política

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Na manhã deste sábado, 25 de junho, o deputado estadual Luizinho Goebel (PSC), juntamente com o governador de Rondônia coronel Marcos Rocha, deputad

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), esteve neste domingo no distrito de São Domingos, pertence

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Na tarde do dia 23/06 o deputado estadual Marcelo Cruz entregou o Voto de Louvor aos Mestres e Professores Capoeiristas do Estado de Rondônia, em re

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) recebeu a visita do cônsul-geral da Itália, Dom