Quarta-feira, 27 de setembro de 2006 - 11h02
Pesquisas confirmam crescimento contínuo do candidato do PDT
Na reta final para as eleições 2006, Acir Gurgacz continua crescendo na preferência do eleitorado. De acordo com pesquisa realizada em 30 municípios e um distrito do estado, Acir tem 29,52% dos votos para senador, seguido por Expedito Júnior, que com 25,27%, e por Melki Donadon, com 17,15% dos votos. Ao todo, são 14,89% de indecisos, 4,51% de brancos e nulos e apenas 3,54% dos eleitores não souberam opinar. A pesquisa foi contratada pela Rede de Comunicação Cidade Ltda, a Rede TV!, e foi realizada dentro do intervalo de 11 a 21 de setembro de 2006.
A sondagem mostra que Acir Gurgacz é o candidato que mais cresceu nestas eleições. No dia 9 de setembro, Acir aparecia na pesquisa da Pública com 27,02%, galgando uma virada no cenário das candidaturas para o Senado, deixando para trás Expedito Júnior, que continua em trajetória de descida, caindo de 25,80% no dia 9 de setembro para 25,27% na atual avaliação. Donadon continua em terceiro lugar, apresentando pouca variação.
Os números mostram que Acir Gurgacz vem crescendo significativamente na Capital e mantendo posições de liderança na maioria dos outros municípios do Estado. A grande escalada vem sendo apontada como resultado de um trabalho de harmonização com vários setores da sociedade organizada, que vê em Acir Gurgacz a melhor opção para representar Rondônia no Senado.
Avaliação
Apoiadores da campanha de Acir avaliam que o perfil de empresário empreendedor cria uma identificação maior com o eleitorado, principalmente com a classe empresarial, do micro negociante ao grande industrial. A origem humilde, avaliam, fez com que passasse por todos os estágios até atingir o crescimento na iniciativa privada, tendo que enfrentar e vencer todos os obstáculos impostos por uma série de dificuldades, desde a alta carga de impostos, passando pelas taxas de juros elevadíssimos, chegando à modernização e capacitação de seus funcionários, para enfrentar uma concorrência cada vez mais acirrada e agressiva.
São aspectos que aproximam Acir Gurgacz desta base eleitoral, ao mesmo tempo em que o antagoniza com seus adversários mais diretos, que são pessoas de posses, que têm patrimônio considerável, mas que tiveram atuação exclusiva no serviço público, ou seja, fazem parte de uma casta que consegue o fenômeno de enriquecer dentro do serviço público.
A pesquisa foi realizada pela Pública Serviços Ltda, sob responsabilidade do estatístico Evaldo Márcio Silva Simões, registrado no Conselho Regional de Estatística Conre 1ª Região, nº 6568. A pesquisa, que ouviu 2.659 entrevistados, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia TREE, sob o nº 14027/2006.
Os municípios abordados pela pesquisa foram: Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Mirante da Serra, Distrito de Tarilândia, Nova União, Urupá, Alvorada do Oeste, Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Machadinho do Oeste, Ariquemes, Cacaulândia, Campo Novo, Buritis, Monte Negro, Alto Paraíso, Rio Crespo, Cujubim, Candeias do Jamari, Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)